10/07/2020 17h27 - Atualizado em 10/07/2020 19h46

Polícia Civil realiza operação Trânsito Livre e prende ex-servidor municipal de Cariacica

A Polícia Civil (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Decor), em prosseguimento às investigações do Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas e à Corrupção (Nuroc), identificou um ex-servidor municipal de Cariacica de 45 anos que, quando era efetivo, cancelava indevidamente multas aplicadas, de infrações graves e gravíssimas. O suspeito teria causado um prejuízo aos cofres públicos de $ 170 mil em multas canceladas indevidamente.

Nessa quarta-feira (08), durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão, foi encontrada uma fraude na medição de energia na residência do investigado. O suspeito foi levado em flagrante por estelionato.

“Ele era servidor comissionado e destinado à área de multas na prefeitura de Cariacica. Ele tinha senha de acesso ao Detran e, mediante pagamento ou por favor, realizava cancelamentos indevidos de multas aplicadas, algumas delas do município de Vila Velha", disse o delegado Janderson Lube, titular da Delegacia Especializada de Combate a Corrupção (Decor).

O suspeito realizou os cancelamentos no período de cinco meses, de dezembro de 2019 a fevereiro deste ano. Ele foi exonerado após a prefeitura identificar a conduta do servidor.

Ainda de acordo com Lube, as investigações vão continuar para identificar outras pessoas que eventualmente estiveram envolvidas. "Além desse ex-servidor, todos serão devidamente indiciados, se comprovada a prática delituosa pelos crimes pertinentes como corrupção passiva ou ativa, conforme a conduta de cada um", informou.

O chefe da Divisão Especializada de Combate à Corrupção (Diccor), delegado Marcus Vinicius, destacou o perigo que a atitude do suspeito traz para a sociedade. "A conduta desse servidor, além de gerar um prejuízo aos cofres públicos, é perigosa para a sociedade como um todo, já que possibilita pessoas multadas e presas por embriaguez ao volante tornem a rescindir e pareçam primárias, causando uma falsa sensação de impunidade", disse.

O delegado frisa que todas as denúncias de corrupção serão investigadas. "Nós vamos atrás de todos. Chegando as denúncias, nós vamos investigar. A população pode colaborar ligando para o Disque-Denúncia 181, informando sobre ocorrência de casos de corrupção, para que possamos iniciar os trabalhos e tirar esses suspeitos do convívio social", disse.

Durante a operação, foram arrecadados aparelhos eletrônicos dos suspeitos, além de documentos de interesse para a investigação. Em razão das investigações, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) restabeleceu todas as multas que foram indevidamente canceladas pelo servidor.

O suspeito foi autuado em flagrante por estelionato, em função do desvio de energia, sendo encaminhado para o Centro de Triagem de Viana (CTV). Em relação ao crime de cancelar as multas, ele pode responder por corrupção passiva e inserção de dados falsos e também outros crimes.

Texto: Olga Samara

Comunicação Interna - (27) 3137-9024