A equipe do 17º Distrito Policial (DP) prendeu, em menos de seis horas, um suspeito de cometer um furto qualificado de uma carga de móveis com valor estimado de R$ 400 mil. A prisão ocorreu em flagrante, no 17º DP, na última quinta-feira (14), após o indivíduo, que era ajudante do motorista, assumir que o ludibriou para que o material fosse entregue na sua própria casa, em Guarapari.
Segundo informações levantadas pela unidade policial, o suspeito, que era ajudante do motorista, havia negociado o frete, saindo do Estado de Minas Gerais para ser entregue em diversos municípios no Espírito Santo. Mas, por conta do horário, não conseguiu terminar as entregas, faltando duas para serem feitas: uma em Aracruz e outra em Santa Teresa.
Entretanto, o suspeito enganou o motorista, pedindo para que ele entregasse a carga que estava em seu poder para um outro homem que ele próprio havia combinado, em Cariacica. Esse homem, seria responsável por fazer o restante do frete. Em vez disso, ele estava se dirigindo para casa do suspeito, em Guarapari. No entanto, a vítima após a entrega do material, ligou para empresa onde deveria ter efetivamente entregue a carga e, então, descobriu que havia sido vítima de um furto mediante fraude.
"O motorista foi para delegacia e enquanto ele estava registrando a ocorrência, os policiais observaram que o ajudante estava bastante nervoso e que estava saindo várias vezes para falar no celular. Por isso, chamaram ele, verificaram os antecedentes, levantaram informações e verificaram que ele tinha envolvimento em um desvio de carga, além de ter diversos parentes tinham passagem pelo o mesmo crime”, contou titular do 17º Distrito Policial, delegado Henrique Vidigal.
Ao ser interrogado pela polícia, o suspeito não disse para quem a carga seria entregue, mas permitiu que a Polícia verificasse seu celular, onde os policiais encontraram uma mensagem de voz enviada para um indivíduo que, segundo ele, tratava-se de seu primo, perguntando onde ele estava e onde estava o motorista do caminhão.
Após levantamentos, os policiais descobriram que o primo do suspeito também tinha diversas passagens pela polícia, inclusive, por roubo e furto de carga. Também descobriram que a linha de telefone utilizada para entrar em contato com a vítima pertence a um terceiro suspeito de envolvimento no furto.
“Já identificamos os outros envolvidos e, caso não sejam localizados, terão prisão preventiva solicitada”, afirmou o delegado Henrique Vidigal.
Após a ação da Polícia, a carga foi recuperada e devolvida à vítima. O detido foi autuado em flagrante pela prática do crime de furto qualificado mediante fraude e encaminhado ao Centro de Triagem de Viana, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Texto: Assessoria de Imprensa - Sesp
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Atendimento à Imprensa:
Matheus Zardini/Camila Ferreira
(27) 3636-9928 / (27) 99297-8693 / (27)99231-5157
comunicapces@gmail.com