Governo do Estado do Espírito Santo
07/03/2023 08h42

Polícia Civil recupera carro de locadora e prende suspeito de integrar associação criminosa de furto de veículos

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Crimes de Furtos e Roubos de Veículos (DRFV), conseguiu localizar e recuperar um veículo pertencente a uma locadora de veículos, que não teria sido devolvido desde o final do ano de 2019, após firmar um contrato de locação. A apreensão aconteceu na última sexta-feira (03), no município de Vila Velha.

Após investigações, as equipes tiveram informações de que o veículo ficava constantemente estacionado próximo a um Supermercado, no bairro Aribiri, em Vila Velha. Foram realizadas diligencias no local, até que o condutor foi encontrado e abordado pelos policiais.

Segundo o titular da Delegacia Especializada de Crimes de Furtos e Roubos de Veículos, delegado Marcos Aurélio Ferreira Oliveira, o motorista era a mesma pessoa que havia feito à locação. “Ele foi identificado e será indiciado no crime de apropriação indébita”, informou.

Outro crime de furto de veículos de locadoras

No mesmo dia, no bairro Oriente, município de Cariacica, um homem de 33 anos foi preso, suspeito de furto qualificado mediante fraude, associação criminosa e uso de identificação de outrem.

Levantamentos apontam que uma associação criminosa estaria firmando contratos de aluguel com de veículos automotores, via aplicativo. No momento da retirada do carro, um indivíduo comparece à locadora e aciona o Código de liberação, porém, com identificação diversa em relação a do verdadeiro responsável pela locação.

As equipes realizaram campana, a fim de averiguar as informações quando o suspeito se aproximou do veículo e, de posse do aparelho celular com o QR Code, destravou as portas, entrou no veículo e deu a partida.

Neste momento, os policiais realizaram abordagem e constataram que o nome do condutor era divergente do nome cadastrado para a retirada do veículo. O suspeito ainda informou que não conhecia a pessoa que estava cadastrada e estava ali para fazer um favor para um amigo.

“Durante a abordagem, o aparelho celular que o homem estava utilizando foi desligado remotamente, o que indica que ele estava sendo monitorado”, esclareceu o delegado Marcos Aurélio.

O conduzido foi preso e autuado nos crimes de furto qualificado mediante fraude, associação criminosa e uso de identificação de outrem.

As investigações continuam em andamento para identificar os outros suspeitos, que fazem parte da associação criminosa.

 

Texto:  Adriana Nascimento Amaral Policial Civil - Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Patrick Pereira
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693 
comunicapces@gmail.com    

 

 

Tópicos:
DRFV
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard