A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Infrações Penais e Outras (Dipo) de Guarapari, em conjunto com a CPI dos Maus-Tratos contra os Animais da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), resgatou um cão vítima de maus-tratos e prendeu a tutora do animal, uma mulher de 41 anos, na manhã dessa terça-feira (08).
A ação foi deflagrada após o recebimento de uma denúncia informando sobre a situação de abandono e sofrimento do animal em uma residência no município. A equipe se deslocou até o endereço indicado. No local, os policiais foram recebidos pela suspeita, que confirmou ser a tutora do animal.
Foi verificado que o animal estava preso na parte de trás do sobrado, em um ambiente insalubre, sem acesso a água ou alimentação adequada. Além disso, o cão apresentava uma deformidade na pata traseira esquerda, causada, segundo relato da tutora, por um atropelamento ocorrido há aproximadamente sete anos.
Diante da situação, foi acionado o médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Guarapari, que compareceu ao local e confirmou que o animal apresentava infestação por carrapatos. Considerando as condições constatadas, o cão foi recolhido pela equipe do CCZ de Guarapari e encaminhado à sede do órgão para avaliação veterinária e cuidados necessários.
A mulher foi presa em flagrante por maus-tratos a animal e conduzida à 5ª Delegacia Regional de Guarapari, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. Ela será encaminhada ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Guarapari.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693