A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do 7º Distrito Policial de Vila Velha, deflagrou, nesta quinta-feira (27), a Operação Fragmentum VIII. A ação ocorreu no bairro Santa Rita e contou com apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), da Guarda Civil Municipal de Vila Velha, e das equipes de Fiscalização Ambiental, Vigilância Sanitária e de Posturas do município.
A ação visou combater furtos e receptadores de cabos e equipamentos de telefonia, dando continuidade às operações realizadas anteriormente. A operação focou em dois locais que estavam comercializando material receptado como ferro-velho, situados no bairro Santa Rita. As viaturas se dividiram entre os alvos, garantindo a segurança das equipes e isolando as ruas de acesso.
No primeiro local, a equipe de fiscalização identificou o responsável, um homem, de 27 anos. Durante as autuações administrativas, foi recebida a informação de que haveria material ilícito em outro endereço. Ao se deslocarem até o local indicado, os policiais encontraram, escondidos atrás de uma geladeira, cerca de 25 quilos de fios de cobre queimado provenientes de telefonia e internet, aproximadamente 15 quilos de cobre queimado e cerca de 20 metros de tubulação de ar-condicionado. Como o material foi identificado como proveniente de furto anterior, foi dada voz de prisão ao responsável, que foi encaminhado à Delegacia Regional de Vila Velha.
No segundo local, a equipe de fiscalização encontrou o proprietário ausente, sendo identificados os responsáveis, uma mulher de 55 anos e um homem de 26 anos, que assinaram as notificações expedidas pelas equipes. Durante as autuações, foram encontrados diversos materiais ilícitos, incluindo aproximadamente 20 metros de cabos de energia utilizados por empresas de telefonia, 165 maços de cigarro, quatro maços de fósforo, 14 capas de proteção para celular, duas máscaras, um controle de drone, dois aparelhos celulares e porções de maconha e crack.
“Durante as investigações, a equipe de inteligência do 7º Distrito Policial descobriu que o ferro-velho estava sendo utilizado para trocar drogas por material furtado, facilitando a cadeia de consumo de ilícitos, fato que foi comprovado durante a operação”, disse o titular do 7º Distrito Policial, delegado Carlos Vitor Almeida.
Após a identificação dos materiais ilícitos e da origem criminosa de alguns itens, foi dada voz de prisão aos responsáveis, que também foram encaminhados à Delegacia Regional de Vila Velha.
Além disso, o representante de uma empresa de internet compareceu à Delegacia Regional de Vila Velha e reconheceu os materiais arrecadados como provenientes de furto.
A ocorrência está em andamento no plantão vigente da Delegacia Regional de Vila Velha. Somente após a conclusão das oitivas da ocorrência teremos informações sobre o procedimento que será adotado pelo delegado da Central de Teleflagrante.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com