Governo do Estado do Espírito Santo
10/02/2021 16h13 - Atualizado em 19/02/2021 16h17

Polícia prende suspeito de matar ex-namorada a facadas em Cariacica

A Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Mulher (DHPM) prendeu, em flagrante, um suspeito de 38 anos, investigado por assassinar a ex-namorada de 25 anos na noite do dia 09 de fevereiro, no bairro Vila Capixaba, em Cariacica. O suspeito foi detido na tarde do dia seguinte ao crime, na Praia do Canto, em Vitória. 

A prisão foi apresentada em coletiva de imprensa, realizada na última quarta-feira (10), na Chefatura de Polícia Civil, em Vitória. Segundo a delegada Raffaella Aguiar, titular da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Mulher, logo após o fato, uma equipe da Polícia Civil, que estava de escala especial noturna, começou a empreender diligências para tentar localizar o suspeito. 

"Na manhã da quarta-feira (10), nós demos continuidade às diligências e toda a equipe foi para o município de Cariacica, que era onde tínhamos informações do possível paradeiro do autor. Contudo, quando foi por volta do meio-dia, recebi o contato do delegado Agis (Macedo), titular do Distrito da Praia do Canto, informando que um indivíduo tinha se apresentado por que estava com mandado de prisão em aberto”, disse Aguiar.

Após os procedimentos de praxe, antes de ser encaminhado ao presídio, o suspeito comentou com o delegado que havia matado a mulher dele, em Cariacica. Segundo Raffaella Aguiar, como o delegado já tinha lido a reportagem sobre o assunto, fez contato com ela para que verificasse se esse era o autor que ela estava procurando.

“Minha equipe se dirigiu rapidamente para a Delegacia da Praia do Canto e, chegando lá, eles o reconheceram. Entretanto, ao ser questionado pela equipe se tinha sido ele quem matou a ex-companheira, ele negou e afirmou que teria sido uma pessoa de alcunha coringa. Em depoimento, percebemos que realmente ele não tinha feito uma apresentação espontânea e que caberia, nesse caso, uma prisão em flagrante. Ao final, ele confessou que matou, mas não soube dar maiores explicações e fala que não se lembra do que aconteceu após desferir a primeira facada na vítima”, explicou a delegada. 

O crime 

Segundo a delegada Raffaella Aguiar, juntando as imagens das câmeras de videomonitoramento com o interrogatório do suspeito, foi possível refazer o trajeto feito pelo suspeito e a vítima, no dia 09 de fevereiro, no bairro Vila Capixaba, em Cariacica. A vítima foi atingida com cerca de 19 facadas.

“A vítima seguia para o trabalho e o suspeito entrou no mesmo ônibus que ela. Foi quando ele a ameaçou de morte. Ele pegou a faca depois do almoço e entrou no mesmo ônibus da vítima na volta pra casa à noite. Ele já sabia a rotina dela, então acredito que ele premeditou o crime. Até porque não teve uma discussão para ele alegar ter agido pela raiva do momento", contou a delegada. 

Investigações pretéritas 

O suspeito deste crime era alvo de investigações da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Cariacica, desde 2015, e responde na Justiça a oito inquéritos policiais instaurados na unidade, por crimes relacionados à violência doméstica. Segundo levantamento da titular da unidade, no dia 30 de julho de 2020, ele foi preso, em flagrante, pelo crime de ameaça e encaminhado ao Centro de Triagem de Viana, tendo recebido liberdade no dia 03 de setembro de 2020.

As investigações da Polícia Civil geraram mandados de prisão em desfavor do investigado e, desde a expedição, diligências foram realizadas com o objetivo de capturá-lo. Ele era um dos alvos na última edição da Operação Maria 's, realizada em dezembro de 2020, e não foi localizado na ocasião. Em janeiro, novas diligências foram realizadas, mas ele não foi encontrado. 

O delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, pontuou que diversas operações foram realizadas para prendê-lo, porém ele passou a viver em condição de andarilho, sem endereço fixo, o que dificultava a sua localização. 

“Infelizmente, aconteceu essa tragédia e o maior bem foi perdido, que é a vida dessa jovem. Porém, a Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Mulher agiu com celeridade e a delegada Raffaella, muito diligente, efetuou a prisão dele. Preso em flagrante, agora ele vai realizar o pagamento que deve à sociedade. Com uma pena que pode ir de 12 a 30 anos, esperamos que ele fique detido”, afirmou Arruda. 

O suspeito foi encaminhado para o Centro de Triagem de Viana (CTV), onde teve a prisão convertida em preventiva.

Texto: Olga Samara 


Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna - (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br
 
Atendimento à Imprensa:
Olga Samara/ Camila Ferreira
(27) 3636-1536(27) 99846-1111(27) 3636-9928 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard