A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), com o apoio da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), prendeu, na tarde do último dia 12, um homem de 18 anos investigado por tentativa de latrocínio. O crime ocorreu no dia 28 de julho, no bairro Belvedere, na Serra, durante um roubo a uma motorista de aplicativo. Na ação criminosa, o suspeito e um adolescente de 15 anos subtraíram pertences da vítima, incluindo o veículo, e atacaram a motorista com golpes de marreta na cabeça e no braço, antes de atropelá-la ao tentar fugir.
Os mandados de prisão e busca foram cumpridos durante a Operação “APP”, da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), que visa capturar criminosos que realizam roubos a motoristas de aplicativo na Região Metropolitana da Grande Vitória. A ação ocorreu no bairro Perocão, em Guarapari, onde o suspeito foi localizado sem oferecer resistência.
Os resultados da investigação e da operação foram apresentados em coletiva de imprensa, que ocorreu na manhã da última sexta-feira (16), na Chefatura de Polícia Civil, em Vitória.
O delegado-geral da Polícia Civil (PCES), José Darcy Arruda, afirmou: "É lamentável que, apesar do excelente trabalho da Força-Tarefa, o adolescente problemático permaneça em liberdade. A Delegacia pediu sua apreensão, mas ele ainda não foi capturado e está correndo risco de vida, o que reforça a necessidade urgente de sua detenção. Ele enfrenta resistência local e está ameaçado pelos próprios criminosos de sua área", disse.
O titular da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), delegado Luiz Gustavo Ximenes, explicou que esta operação faz parte da "APP", iniciada em 2023 para combater atividades criminosas relacionadas a furtos e roubos de veículos. "O crime ocorreu em julho e a vítima foi abordada e agredida com marretadas e facadas, antes de ser atropelada pelos criminosos. O grupo seguiu para Guarapari, onde o veículo roubado foi transferido para um terceiro, que foi abordado e teve o carro identificado como furtado", informou.
Ximenes detalhou que, após a abordagem, foram levantadas informações que levaram à identificação do responsável maior de idade e à qualificação do adolescente infrator. "O adolescente compareceu espontaneamente à delegacia e prestou depoimento, permitindo a identificação do maior envolvido. Ambos foram responsáveis pela tentativa de latrocínio, planejado para subtrair o veículo da vítima com a intenção de vendê-lo", relatou.
Sobre a motivação e o caráter do crime, Ximenes comentou: "A ação foi uma parceria criminosa, na qual a intenção era roubar e vender o veículo. O crime foi cometido sem qualquer reação significativa da vítima, configurando-se como um crime de oportunidade. Os criminosos não deixaram claro se houve resistência da vítima, e tanto o adolescente quanto o maior não deram explicações sobre isso em depoimento."
A equipe de investigação trabalhou desde o dia do crime para coletar informações e esclarecer os fatos. "A tentativa de latrocínio é evidente, e a vítima sofreu violência severa com marretadas e facadas. O maior de idade e o adolescente responderão por seus atos, com o maior também sendo acusado de receptação", pontuou Ximenes.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com