A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), participou, na última quarta-feira (10), do curso de aperfeiçoamento de técnicas operacionais, ministrado pela Polícia Militar do Estado de Sergipe (PMSE), na sede do Batalhão de Missões Especiais (BME). O objetivo do curso é o aprimoramento de técnicas operacionais.
Participaram da formação 14 policiais, sendo 07 operadores da Core e 07 operadores do BME. O curso foi organizado pela Polícia Civil do Espírito Santo, por meio da Coordenação de Recursos Especiais, e teve a cooperação da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), que forneceu o estande da sede do Batalhão. A instrução foi fornecida pelo capitão da Polícia Militar de Sergipe e instrutor de Armamento e tiro, Irlan Massai Calaça dos Santos. Com formação em Segurança Pública, especialização em criminalidade violenta, ele atua ainda como professor das disciplinas de Mentalidade tática de combate, e cognição e combate em Pós-graduação de Instituições particulares.
O curso abordou conhecimentos sobre sistema nervoso, psicofisiologia do combate, consequências do estresse, tomada de decisão em ambientes de alto risco. Calaça esclareceu que o conteúdo do curso tem como objetivo tirar as dúvidas sobre o funcionamento do nosso cérebro em um combate, possibilitando a adequação do treinamento para maior efetividade em ambientes de alto risco. Ao todo, foram 10 horas de aulas, dividas em conteúdo teórico pela manhã e prática de tiro à tarde. Ao todo, foram efetuados 100 disparos por aluno.
Texto: Adriana Nascimento Amaral - Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi)
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024