Peritos da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) participaram do Curso de Análise de Padrões de Mancha de Sangue em Locais de Crime. A formação aconteceu nos dias 02, 03, 05 e 06 deste mês e foi promovido pela Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC), por meio do Departamento de Criminalística.
O evento contou com o apoio do Sindicato dos Peritos Oficiais do Estado do Espírito Santo (Sindiperitos) e da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia (Emescam).
De acordo com o superintendente da SPTC, perito Renato Koscky, o trabalho pericial requer atualizações dos procedimentos de combate ao crime. “A técnica do curso é baseada em princípios científicos multidisciplinares e pode proporcionar elementos que ajudarão a solucionar as investigações com maior rapidez, gerando economia de recursos e de tempo”, destaca Koscky.
A metodologia é dividida em parte teórica e parte prática e foi ministrada pelo perito oficial criminal do Estado de Mato Grosso e analista de Perfis de Manchas de Sangue, Daniel da Costa e Silva Coelho Soares.
A perita Fabianne de Paiva Cardoso, que atua na Seção de Reprodução Simulada, detalhou a experiência no curso. “A mancha de sangue apresenta muitas minúcias e, através disso, se consegue chegar a maiores particularidades do delito. No local do crime, o perito pode identificar até o instrumento utilizado para ocasionar a mancha de sangue”, explicou.
Ao todo, participaram do curso 44 peritos divididos em duas turmas e a certificação foi emitida pela Academia de Polícia da PCES (Acadepol).
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Atendimento à Imprensa
Olga Samara/ Camila Ferreira
(27) 3636-1536/ 3636- 9928 / (27) 99846-1111 / (27) 99297-8693