26/08/2019 17h18 - Atualizado em 27/08/2019 10h57

Policiais civis prendem suspeito de tentar assassinar a ex-namorada com golpes de pé de cabra

As equipes da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (DIV-Deam) e da Delegacia de Plantão Especializado de Atendimento à Mulher (PEM) efetuaram a prisão de um homem de 39 anos suspeito de tentar matar a ex-companheira, de 34 anos, utilizando um pé de cabra, na última sexta-feira (23). A operação ocorreu nesse sábado (24), no bairro Araçás, em Vila Velha, município onde aconteceu o crime.

Nesta segunda-feira (26) foi realizada mais uma coletiva sobre o tema violência doméstica. “Esse é mais um caso que a divisão, de forma rápida, ágil e integrada, elucidou um caso e realizou a prisão de um homem autor de violência doméstica e familiar contra a mulher. O detido não aceitava o fim do relacionamento e achava que a ex-namorada era sua propriedade, que ela tinha que retomar o relacionamento com ele. Esse homem foi até a residência da vítima, desferiu vários golpes em várias partes do corpo dela, inclusive na cabeça, utilizando um pé de cabra. A vítima chegou a ficar desacordada. Quando a mãe dela tentou socorrê-la, ela também foi atingida por ele”, explicou a chefe da Divisão, delegada Claudia Dematté.

O delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, elogiou a atuação da equipe que trabalhou no caso. “Mais uma vez, com muito orgulho, posso parabenizar a ação rápida e enérgica da Polícia Civil do Espírito Santo que, por meio das equipes da Div-Deam e da PEM, investigou e cumpriu o mandado de prisão preventiva do agressor em menos de 24 horas. Alertamos as mulheres para que não admitam a violência doméstica: denunciem, procurem nossas delegacias”, ressaltou.

De acordo com a delegada Claudia Dematté, o homem evadiu, mas o Plantão Especializado de Atendimento à Mulher realizou diligências para localizar o autor dos fatos. Foi feito o pedido de representação pela prisão preventiva dele e, assim que foi decretada, em menos de 24 horas do ocorrido o suspeito já estava preso. Claudia Dematté afirmou que os homens que insistirem em praticar crimes bárbaros contra mulheres no Estado não sairão impunes.

“Muito nos estarreceu durante a realização das investigações, pois além dessa tentativa de feminicídio que ele praticou contra a sua ex-companheira, nós descobrimos que ele já respondeu por um homicídio no ano de 2005. Ele matou uma ex-namorada e, na época, ainda não havia a tipificação do crime de feminicídio”, explicou.

Ainda de acordo com a delegada, a mulher de 34 anos se relacionou com o suspeito durante dois meses no ano passado e percebeu que ele apresentava um comportamento muito violento e grosseiro. Então ela decidiu que não queria continuar, pois não queria conviver com uma pessoa que tinha aquele comportamento agressivo.

“Neste ano ela começou a se relacionar com outra pessoa e ao descobrir, ele ficou inconformado e quis reatar o namoro. Já ela manteve a decisão devido às condutas que não condiziam com um relacionamento saudável. A partir disso, ele decidiu cometer o crime. Isso demonstra que, infelizmente, esse comportamento machista ainda existe na nossa sociedade. Os homens acham que são donos, que as mulheres são propriedade deles. Isso não existe, quem ama não agride, não xinga, não humilha. Quem ama tem respeito, tem amor, carinho e reciprocidade. Violência jamais é demonstração de amor”, afirmou Claudia Dematté.

A plantonista da PEM, delegada Thais Silva, contou que a equipe recebeu a ocorrência na delegacia por meio da Polícia Militar sem a vítima e sem o suspeito. “Eu obtive a informação de que a vítima foi levada para o hospital em Vila Velha. No local, pude conversar com a mãe da vítima, que também foi agredida pelo detido, e também conversei com a vítima. A mãe relatou que o suspeito só parou de agredir a sua filha em razão dela ter interferido, senão ele iria continuar agredindo com a intenção de matar. De imediato, quando eu voltei para o plantão e vi a gravidade dos fatos, representei pela prisão preventiva”, alegou.

Thais Silva informou que quem realizou a oitiva do investigado foi a delegada do plantão seguinte, mas ela teve acesso ao procedimento. “Ele demonstrou ser frio, também disse que em 2005 matou uma ex-namorada. Nesse crime, o suspeito disse que foi um momento de raiva, ele não se conformava com o fato da vítima ter outro relacionamento e não querer mais voltar com ele. Ele saiu de casa premeditando matar a mulher. A mãe da vítima informou que na madrugada antes do crime chegou a ir duas vezes à casa da vítima, mas ela estava dormindo na casa do atual companheiro.

A delegada plantonista acrescentou que a mãe da vítima disse ter ligado preocupada para a filha, mas a vítima não imaginou que o detido fosse capaz de fazer tamanha covardia com ela. “Ela só não veio a óbito em razão da mãe, que entrou na frente dos golpes para salvar a filha. A mãe disse que preferia sentir a dor e sofrer as lesões no lugar da filha”, declarou.

O suspeito será indiciado por tentativa de feminicídio e encaminhado ao Centro de Triagem de Viana (CTV).

Comunicação Interna

Atendimento à Imprensa