A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), com o apoio de peritos do Departamento de Energia Forense do Instituto de Criminalística (IC), da Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES) e de técnicos da EDP, distribuidora de energia, flagrou, nessa quinta-feira (15), um furto de energia em uma distribuidora de bebidas localizada no município de Fundão.
As equipes se deslocaram ao local para apurar denúncias de possíveis ligações clandestinas de energia elétrica. No estabelecimento, os policiais fizeram contato com o sócio da empresa, um homem de 20 anos, que se apresentou como primo do atual proprietário.
Durante a perícia, foi constatada a existência de ligações diretas na rede elétrica, impedindo a medição do consumo e, consequentemente, a cobrança, o que configura crime de furto. Também foram identificadas avarias na caixa do medidor e a presença de um jumper nas fases de entrada e saída, desviando o fluxo de energia. Além disso, verificou-se que o medidor instalado não possuía registro no sistema da EDP, dificultando a detecção da fraude por pessoas leigas ou leituristas.
O sócio do estabelecimento acompanhou toda a fiscalização e foi conduzido à Delegacia Regional de Aracruz. Ele foi ouvido e liberado, já que a autoridade policial não identificou elementos suficientes para realizar a prisão em flagrante naquele momento.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com