Governo do Estado do Espírito Santo
22/08/2025 09h15

Polícias Civil e Militar deflagram operação contra organização criminosa em Guarapari

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Guarapari, com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), em ação conjunta com a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), deflagrou, na madrugada dessa quarta-feira (20), a operação "Palimpesto", com o objetivo de desarticular o grupo que domina o tráfico de drogas no bairro Aeroporto, em Guarapari.

Ao todo, foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária nos bairros Lagoa Funda, Aeroporto e Santa Mônica. A ação resultou na apreensão de quatro carros, quatro motocicletas, uma pistola Taurus calibre 9mm, 80 munições do mesmo calibre, 42 pinos de cocaína, 14 pedras de crack, dinheiro em espécie, além do bloqueio das aplicações financeiras dos investigados.

No bairro Aeroporto, foi preso um homem de 40 anos, apontado como líder da organização criminosa, com forte atuação nos bairros Aeroporto e Praia do Morro, em Guarapari.

De acordo com o titular da DHPP de Guarapari, delegado Franco Malini, o investigado é responsável por movimentar grandes quantidades de drogas e valores ilícitos, exercendo a liderança por longo período. “A facção mantida por ele dispõe de uma rede logística sofisticada, que vai desde o recebimento da droga até a sua distribuição. Parte da rede contava, inclusive, com câmeras de monitoramento instaladas em pontos estratégicos de via pública, utilizadas para vigiar os acessos à sua casa, onde ocorre o preparo das drogas”, explicou o delegado.

Ainda no bairro Aeroporto, um homem de 30 anos foi preso, apontado como gerente de cocaína da organização. No local, foram apreendidas uma pistola, 14 pedras de crack, 80 munições, uma maleta com duas câmeras de monitoramento, um coldre, três carregadores de pistola, automóveis, aparelhos celulares, além de R$ 1.142,00 em espécie.

No bairro Lagoa Funda, foi preso um homem de 22 anos, suspeito de atuar como gerente de pista e vapor do grupo investigado. Uma motocicleta Honda CG 125 Fan foi apreendida no local.

Já em Santa Mônica, foi dado cumprimento ao mandado de prisão contra um homem de 28 anos, apontado como gerente geral. Na residência, foram apreendidos aparelhos celulares, cartões de crédito e R$ 784,00 em espécie.

Os conduzidos foram encaminhados à autoridade policial para os procedimentos de praxe e, posteriormente, ao sistema prisional, onde permanecem à disposição da Justiça.

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard