As Polícias Civil e Militar realizaram, nesta segunda-feira (1º), a operação “Vita Brevis”, com o objetivo de prender traficantes e homicidas que atuavam na Grande Vitória. Equipes da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vitória, além de policiais militares da 12º Companhia Independente de Polícia Militar e da Diretoria de Inteligência (Dint), cumpriram 51 mandados de busca e apreensão nos bairros Maria Ortiz, Jabour e Goiabeiras, em Vitória; em Jardim Carapina e Carapina Grande, na Serra, e em Santa Rita, Vila Velha.
Segundo o titular da DHPP, delegado Marcus Vinícius Rodrigues, 14 envolvidos nas duas organizações criminosas que disputam o controle do tráfico de drogas na região da Grande Goiabeiras foram identificados, sendo 10 deles detidos, entre eles K.S.A.F.S, de 38 anos, presa nesta segunda-feira (1º), em Carapina Grande. “Além da suspeita presa hoje, outros seis integrantes que já estão presos compõem o alto escalão das organizações criminosas. Além deles, já identificamos outros quatro suspeitos que estão no mesmo patamar, mas ainda estão foragidos”, afirmou Rodrigues.
O delegado disse ainda que, durante as investigações, os policiais descobriram que os integrantes dessas organizações costumavam mudar de residência constantemente. “Em alguns casos, eles obrigavam algumas famílias a se mudarem de suas próprias casas para usá-las como ponto base de suas atividades ilícitas. Identificamos essas residências, fomos até elas e descobrimos que algumas eram, de fato, utilizadas pelos suspeitos e outras eram ocupadas por pessoas de bem que poderiam estar sendo coagidas”, relatou.
“Esse tipo de operação demonstra que estamos atentos a todas as movimentações que acontecem na região e que, juntamente com a Polícia Militar, estamos engajados em garantir a paz e a tranquilidade dos moradores da região”, destacou o superintendente de Polícia Especializada, José Darcy Arruda.
Durante a ação, que envolveu 150 policiais civis, também foram detidos C.N., J.C.C. e M.M.N. “Eles foram presos em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e posse de drogas. Eles faziam parte das organizações, mas não participavam da liderança”, revelou o delegado Marcus Vinícius Rodrigues. Também foram apreendidas uma pistola de pressão, uma munição calibre 38, 13 pinos e uma pequena quantidade de cocaína.
Operação “Vita Brevis”
Cerca de 150 policiais civis da Superintendência de Polícia Especializada (SPE) participaram da operação, que contou também com policiais militares. O titular da DHPP, delegado Marcus Vinícius Rodrigues, afirmou que a operação foi organizada em razão das investigações do homicídio de Cléber Vinícius da Silva, assassinado em outubro do ano passado, no bairro Maria Ortiz. “Descobrimos que o autor do crime era um dos líderes de uma das organizações criminosas que disputavam o controle do tráfico de drogas na região, razão pela qual Cléber foi assassinado”, disse.
O suspeito é T. V. , preso em dezembro do ano passado pelo homicídio de Cléber. Segundo o delegado, durante as investigações os policiais identificaram vários envolvidos no tráfico de drogas na região da Grande Goiabeiras, entre eles G.J.S., um dos seis já presos e que também é apontado como um dos líderes da organização.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Agente de Polícia Fernanda Pontes
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Atendimento à Imprensa
Olga Samara - (27) 3636-1536/ (27) 99846-1111
Patrick Pereira - (27) 3636-9928
comunicapces@gmail.com