Integridade, Ética, Controle Social e Transparência Pública estão entre os destaques da 1ª edição do Plano de Integridade da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), lançada na tarde dessa segunda-feira (07), durante solenidade realizada na sede da Chefatura de Polícia Civil, em Vitória. O plano foi elaborado em consonância com a Lei n° 10.993, de 24 de maio de 2019, que instituiu diretrizes e regras para a criação dos Programas de Integridade da Administração Pública do Estado do Espírito Santo.
O evento contou com a presença do delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda; do secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata; do subsecretário de Estado de Integridade Governamental e Empresarial, Alexandre Falcão; do auditor do Estado, Guilherme Machado; de representantes da Junta Comercial e demais delegados de polícia.
O Programa de Integridade tem como objetivos promover a conduta íntegra e ética dos policiais civis; fortalecer e promover os instrumentos de integridade; prevenir, detectar e enfrentar desvios e conduta de irregularidades que possam comprometer os objetivos institucionais; e a prestação de serviços públicos de qualidade.
O delegado-geral José Darcy Arruda destacou que essa é uma iniciativa necessária para fomentar cada vez mais uma conduta ética e ampliar a transparência no trabalho policial. “Está totalmente alinhado com o principal valor da Polícia Civil, que é a ética, valor definido em nosso planejamento estratégico. Foi produzido um documento de alta relevância, pois materializa e aprofunda a compreensão do que é um agir ético, institucionalizando e publicitando os caminhos para a prevenção, detecção e enfrentamento de desvios de conduta”, disse.
Prestigiando o evento, o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, falou que a Polícia Civil dá um impulso importante para a discussão da integridade. “A gestão de riscos em uma instituição policial tem características próprias e é justamente isso que o plano de integridade começa a mapear de forma compartilhada com toda a instituição”, explicou.
A coordenadora da Unidade de Integridade da PCES, delegada Nicolle Perúsia, ressaltou que o trabalho está sendo desenvolvido de acordo com as peculiaridades do órgão e suas funções desempenhadas. Segundo ela, o Plano de Integridade representa uma nova forma de enfrentamento dos desvios de recursos públicos e da corrupção dentro da instituição, articulando mecanismos já existentes e o planejamento de novas ações na busca dos objetivos propostos pela Lei n° 10.993/2019.
“Os servidores da Polícia Civil do Espírito Santo passam a ser agentes de controle e de mudança, iniciando uma nova era de consciência e de valorização da integridade dentro da nossa PCES”, pontuou a delegada Nicolle Perúsia.
Acesse o Plano de Integridade da PCES pelo site oficial.
Menu lateral > Programa de Integridade > Plano de Integridade da PCES
Texto: Adriana Nascimento Amaral Policial Civil - Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com