Dando continuidade às comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 08 de março, a equipe de policiais civis do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Elaboração de Ações para o Enfrentamento à Violência (Niev) foi convidada a falar sobre o projeto “Homem que é Homem” da Polícia Civil aos alunos da Guarda Civil Municipal de Cachoeiro de Itapemirim. A apresentação faz parte das atividades do projeto de formação profissional elaborado pela Academia de Polícia (Acadepol).
Na programação do evento, realizado no auditório da Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Cachoeiro de Itapemirim (Faccaci), no município, foram abordados temas como a violência doméstica e familiar, bem como o trabalho desenvolvido por meio de grupos reflexivos com homens que respondem a inquéritos policiais relativos aos crimes previstos na Lei “Maria da Penha”.
Durante a apresentação, a psicóloga da Polícia Civil Ana Paula Patrocínio apresentou o projeto e explicou como é feito o trabalho de reflexão com os homens agressores. Já a titular da 4ª Delegacia Regional de Cariacica, delegada Arminda Rosa da Silva Rodrigues, e a delegada Natália Tenório Sampaio, do Plantão Especial da Mulher, explicaram aos futuros guardas os aspectos sobre a “Lei Maria da Penha”.
“Com o advento do Dia Internacional da Mulher, organizamos um programa dentro das atividades pedagógicas do projeto de formação profissional dos alunos da Guarda Civil, com intuito de tratarmos sobre a violência doméstica e também para apresentar o trabalho do projeto Homem que é Homem”, concluiu o coordenador da Acadepol, delegado Joel Lyrio.
Niev
Criado em abril de 2015, o Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Elaboração de Ações para o Enfrentamento à Violência (Niev) tem como objetivo desenvolver projetos, pesquisas e ações utilizando uma abordagem interdisciplinar na discussão das relações que envolvam as violências, visando à prevenção da violência e à redução dos índices de violência contra a mulher.
Sob a responsabilidade administrativa da Polícia Civil, o Niev é composto por psicólogos e assistentes sociais da Polícia Civil alocados nas delegacias, bem como por profissionais de áreas afins da Polícia Civil, que se reúnem, mensalmente, para emitir relatório das ações desenvolvidas e execução de projetos e analisar os dados estatísticos fornecidos pelos Distritos Policiais de Atendimento à Mulher.
“Homem que é Homem”
Lançado em 2015 e idealizado por psicólogas e assistentes sociais da Polícia Civil, o projeto “Homem que é Homem” foi desenvolvido para reflexão e responsabilização de homens autores de violência doméstica. A ação tem por objetivo contribuir para a redução do índice de reincidência de violência contra a mulher.
Para isso, homens agressores que foram denunciados nos Distritos Policiais de Atendimento à Mulher são convocados a participar de um ciclo de palestras com temas voltados para a desconstrução de ideias sexistas e machistas, a fim de estimular formas pacíficas de lidar com os conflitos.
As reuniões acontecem uma vez por semana e totalizam cinco encontros, incluindo a de apresentação do projeto. Estes homens participam de encontros organizados por uma equipe psicossocial da Polícia Civil. O primeiro acontece por meio de intimação judicial, mas, depois, a permanência e frequência aos outros quatro encontros é voluntária. Em cada reunião são apresentados conceitos para uma cultura de respeito e não violência.
Os temas abordados contemplam relações de gênero, formas pacíficas de lidar com os conflitos, identificação e reflexão a respeito das violências nas relações, bem como aspectos relativos à relação familiar, propondo pensar o espaço subjetivo ocupado na família como um lugar democrático de convivência.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Agente de Polícia Fernanda Pontes
Texto: Fernanda Pontes
Atendimento à Imprensa
Paula Lima: (27) 3636-1536 / 99846-1111
Leidy Mendonça: (27) 3636-9928 / 99607-2978