Governo do Estado do Espírito Santo
23/08/2017 17h11 - Atualizado em 29/01/2018 15h42

Projeto “Papo de Responsa” chega a Vila Valério

A equipe da Polícia Civil que integra o “Papo de Responsa” realizou, nessa terça-feira (22), mais uma ação do projeto. Desta vez, Vila Valério, no norte do Estado, recebeu o projeto. A ação contou com a participação de 800 jovens, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Infantil (Emef) Kaio Fred Daré Grigoleto e da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Atílio Vivácqua.

 

Adotado há quatro anos pela Polícia Civil do Estado, o “Papo de Responsa” atua em áreas de maior vulnerabilidade social, realizando um trabalho de educação social nas escolas públicas.

 

“O dia foi de muita aprendizagem, os alunos e a equipe pedagógica das escolas aproveitaram cada minuto. Foi gratificante ver todos participando e interagindo. Parabenizo a equipe da polícia civil e espero que esse projeto alcance ainda mais jovens pelo Estado”, contou a secretária executiva dos conselhos municipais de Vila Valério, Gleice Fontana, responsável pelo convite para o projeto ser realizado na cidade.

 

Com sua abordagem descontraída, o “Papo de Responsa” tem mudado a realidade das comunidades envolvidas, ajudando na redução da evasão escolar, aumentando o rendimento dos alunos na escola, mudando o comportamento dos jovens e melhorando as relações com suas famílias. “Os policiais possuem um papel importantíssimo para a nossa nação, projetos como esse ajudam a aproximar esses profissionais da sociedade e a prevenir a violência. Adorei a ação e respeito muito esse trabalho”, afirmou a aluna da EEEFM Arlindo Vilascki, Aline Azevedo Martins.

 

Papo de Responsa

 

O projeto foi criado por policiais civis do Rio de Janeiro. Em 2013, a Polícia Civil do Espírito Santo, por meio de policiais da Academia de Polícia (Acadepol) capixaba, conheceu o programa e, em parceria com a polícia carioca, trouxe para o Estado.

 

‘Papo de Responsa’ é um programa de educação não formal que, por meio da palavra e de atividades lúdicas, discute temas diversos como prevenção ao uso de drogas e a crimes na internet, bullying, direitos humanos, cultura da paz e segurança pública, aproximando os policiais da comunidade e, principalmente, dos adolescentes

 

O projeto funciona em três etapas e as temáticas são repassadas pelo órgão que convida o Papo de Responsa, como escolas, igrejas e associações, dependendo da demanda da comunidade. No primeiro ciclo, denominado de “Papo é um Papo”, a equipe introduz o tema e inicia o processo de aproximação com os alunos. Já na segunda etapa, os alunos são os protagonistas e produzem materiais, como músicas, poesias, vídeos e colagens de fotos, mostrando a percepção deles sobre a problemática abordada. No último processo, o “Papo no Chão”, os alunos e os policiais civis formam uma roda de conversa no chão e trocam ideias relacionadas a frases, questões e músicas direcionadas sempre no tema proposto pela instituição. Por fim, acontece um bate-papo com familiares dos alunos, para que os policiais entendam a percepção deles e também como os adolescentes reagiram diante das novas informações.

 

Durante o ano de 2015, o projeto atendeu 1.663 jovens em áreas de vulnerabilidade, 210 famílias, 22 professores diretamente envolvidos com a atividade, 16 unidades de ensino, quatro municípios e 15 bairros.

 

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil 
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Agente de Polícia Fernanda Pontes 
imprensa.pc@pc.es.gov.br 

Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Paula Lima (27) 99846-1111

Marina Galvêas (27) 98802-3326
comunicapces@gmail.com

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard