Governo do Estado do Espírito Santo
23/11/2022 14h52

Seção de Balística apresenta avanços com utilização do Sistema de Identificação

O Sistema de Análise de Balística (SIB), em funcionamento na Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Departamento de Criminalística, tem apresentado resultados importantes para as investigações de homicídios por arma de fogo. Em dois meses de funcionamento, foi confirmado o 1º hit (ligação) do sistema e, no último dia 04, foi confirmado o 100º hit, tornando o Espírito Santo o primeiro estado brasileiro a confirmar 100 ligações positivas no Sistema Nacional de Análise Balística (Sinab).

O SIB foi implantado com o objetivo de realizar a captura de imagens de elementos de munição (estojos e projéteis), provenientes de locais de crime, de vítimas e de armas de fogo, para a inserção no Banco Nacional de Perfis Balísticos e posterior correlação automatizada, a fim de formar uma rede integrada em nível nacional.

Por fazer parte do Programa de Enfrentamento à Criminalidade Violenta – “Em Frente Brasil”, o Espírito Santo foi um dos cinco primeiros estados do País a receber da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) a doação de um sistema. Duas peritas da Seção de Balística da PCES, Fernanda Silveira e Mirella de Oliveira Santos, representam a região Sudeste no Comitê Gestor do Sinab.

O primeiro SIB entrou em operação na Seção de Balística da Polícia Civil do Espírito Santo em março de 2022, após treinamento de seis peritos Oficiais Criminais e, no mês de outubro, foi instalado um segundo SIB adquirido pelo Governo do Estado.

Desde a implantação do SIB, o Departamento tem obtido resultados extremamente importantes para diversas investigações de homicídios por arma de fogo. Por meio do sistema e da análise microscópica do perito, foi possível desvendar vários crimes cometidos em 2022 com armas de fogo no Estado. Dos casos confirmados, 37% indicaram as armas utilizadas nos homicídios, sem que houvesse suspeita da investigação.

“São excelentes resultados alcançados com o novo SIB, com destaque para o número de 100 comparações positivas em investigações de homicídios por arma de fogo, sendo muitos casos sem nenhuma informação de arma suspeita por parte da investigação. Tais resultados demostram o grande potencial e importância estratégica da seção de Balística no âmbito das investigações de crimes envolvendo armas de fogo, com destaque aos crimes de homicídio”, disse o chefe do Departamento de Criminalística, Tommy Favoreto Romanello.

Texto: Adriana Nascimento Amaral, Policial Civil - Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).


Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br

Informações à Imprensa:
Matheus Zardini / Olga Samara
(27) 3636-1574 / (27) 99297-8693 / (27) 3636-1536 / (27) 99846-1111

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard