23/11/2021 16h49 - Atualizado em 18/01/2022 12h41

Servidores da Controladoria-Geral da União conhecem instalações do Centro de Inteligência e Análise Telemática da PCES

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) recebeu, nessa segunda-feira (22), a visita de servidores da Unidade Regional da Controladoria-Geral da União no Espírito Santo (CGU- Regional/ES), que conheceram o Centro de Inteligência e Análise Telemática (CIAT) da PCES. Os servidores federais também visitaram a Central de Teleflagrante e o Gabinete de Crises da PCES, setores que, assim como o CIAT, iniciaram seu funcionamento este ano, dentro do plano de modernização da Polícia Civil.

O superintendente regional da CGU, Ricardo Plácido Ribeiro, e o chefe do Núcleo de Ações de Controle da Regional do ES (NAC1), Luciano Abreu Brandão, foram recebidos pelo delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda. O principal objetivo da visita foi conhecer o trabalho desenvolvido no CIAT, onde a tecnologia é aplicada na resolução de crimes.  A partir do início das atividades do CIAT, a Polícia Civil pode aprofundar ainda mais as investigações de organizações criminosas no Espírito Santo e robustecer a produção de provas, gerando prisões qualificadas.

“O CIAT já demonstrou sua efetividade na Operação Sicário, que foi a primeira grande operação deflagrada pela Polícia Civil com a produção de conhecimento e provas a partir do uso dessa tecnologia. Utilizando o CIAT, identificamos toda a cadeia de comando da principal organização criminosa do Estado, prendendo 24 indivíduos e indiciando outros 19. O interesse da CGU em conhecer estes recursos indica que este é um trabalho bem feito, que beneficia a população em diversas esferas”, declarou o delegado-geral José Darcy Arruda.

Na visita, os representantes das duas instituições discutiram a possibilidade de firmar um acordo de cooperação, que vai possibilitar a atuação conjunta da PCES com a CGU em operações futuras. A Controladoria-Geral da União (CGU) é o órgão de controle interno do Governo Federal responsável pela defesa do patrimônio público e incremento da transparência da gestão, por meio de ações de auditoria pública, correição, prevenção e combate à corrupção e ouvidoria.

"Nessa visita, pudemos conhecer as ferramentas e a estrutura do CIAT, assim como a excelente análise de inteligência que subsidiou a deflagração da Operação Sicário. Para nós, foi uma oportunidade de estreitarmos a parceria já existente entre a CGU e a PCES e de prospectarmos a realização de novos trabalhos investigativos em conjunto", declarou o superintendente Ricardo Plácido.

Texto: Camila Ferreira

Atendimento à Imprensa: