Sete suspeitos com idades entre 23 e 43 anos, investigados por um duplo homicídio, foram detidos, no dia 08 de fevereiro, durante uma operação da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha, com o apoio da Guarda Municipal de Vila Velha (GMVV), nos bairros Dom João Batista e Aribiri, em Vila Velha. A operação teve como objetivo o cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão, além do cumprimento de sete mandados de prisão temporária.
O resultado da operação foi apresentado em coletiva de imprensa, realizada no último dia 11 de fevereiro, na Chefatura de Polícia Civil, em Vitória.
Segundo o titular da DHPP de Vila Velha, delegado Tarik Souki, os investigados são apontados como autores do duplo homicídio ocorrido no dia 13 de março do ano passado, no bairro Dom João Batista. “A motivação do crime está relacionada à disputa pelo domínio na venda de drogas no bairro”, disse.
Ainda de acordo com a autoridade policial, quatro suspeitos envolvidos com o tráfico de drogas e investigados por crimes contra a vida, ocorridos no bairro Dom João Batista, que eram alvos da operação, estão foragidos.
"Nós direcionamos as diligências aos criminosos que dominavam a venda de entorpecentes nas ruas Vasco Alves e Botafogo e prendemos sete indivíduos. Dos sete, dois são executores, um é intermediador, o outro é o fornecedor de armas e olheiro do grupo. Três são lideranças. Ali tem uma guerra já conhecida", disse Tarik Souki.
O delegado destacou números positivos de operações realizadas na região do bairro Dom João Batista. “No ano de 2020, somente a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha realizou a prisão de 26 suspeitos e cumpriu mais de 35 mandados de busca e apreensão, somente no bairro Dom João Batista”, informou o delegado.
O delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, afirmou que a população pode relatar qualquer informação sobre os foragidos. "Foram presos sete homens que participaram de um duplo homicídio e cada um teve sua participação nessa ação criminosa. Estamos precisando da ajuda da população, pelo Disque-Denúncia 181, porque ainda tem quatro foragidos. São onze que participaram desse evento criminoso", destacou Arruda.
"É importante divulgar a foto dessas lideranças. Um deles é narcotraficante e homicida responsável por mais de dez homicídios nos municípios de Vila Velha e Guarapari. O segundo, também narcotraficante e homicida, é o envolvido na morte da criança Alice, no dia 9 de fevereiro de 2020. O terceiro, narcotraficante e homicida, é responsável pelo duplo homicídio ocorrido no dia 25 de dezembro de 2019. E o quarto, narcotraficante e homicida, se evadiu do sistema penitenciário", informou o titular da DHPP de Vila Velha.
Nada de ilícito foi encontrado com os sete suspeitos. Após os procedimentos de praxe, os investigados foram encaminhados ao Centro de Triagem de Viana (CTV), onde permanecerão à disposição da Justiça.
Texto: Olga Samara
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Atendimento à Imprensa:
Olga Samara/ Camila Ferreira
(27) 3636-1536/ (27) 99846-1111/ (27) 3636-9928 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com