Governo do Estado do Espírito Santo
10/05/2024 12h03 - Atualizado em 10/05/2024 12h05

Superintendência de Capturas prende suspeito de tentar matar pais idosos em Vila Velha

Foto: Yean Lee

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da equipe da Superintendência Interestadual e de Captura (Supic), prendeu, nessa quarta-feira (08), um homem de 26 anos acusado de tentar matar os próprios pais, um casal de idosos, com um facão, durante a madrugada do dia 07 de março, no bairro Argolas, em Vila Velha. A prisão ocorreu no Hospital Estadual de Atenção Clínica (Heac), em Tucum, Cariacica, onde estava internado.

Na madrugada do dia 07 de março, a equipe da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) foi acionada para atender uma ocorrência de tentativa de homicídio por arma branca em uma casa no bairro Argolas, em Vila Velha. No local, os militares encontraram duas vítimas. Um homem de 64 anos informou que o filho teve um surto e o agrediu, além da própria mãe com um facão.

O pai conseguiu tomar a arma branca do filho e se trancou no banheiro. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) foi acionado e prestou os primeiros-socorros às vítimas, encaminhadas ao Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória.

Após ser expedido o mandado de dupla tentativa de homicídio, o suspeito foi localizado nessa quarta-feira (08), no Hospital Estadual de Atenção Clínica (Heac), em Tucum, Cariacica, onde estava internado.

"Ele pode ser considerado inimputável, sem responsabilidades penais, sendo encaminhado para medida de segurança. Se for semi-imputável, sua pena pode ser reduzida. Caso seja considerado imputável, responderá conforme as leis penais. No entanto, com a falta de estabelecimentos para reclusão, há o risco de voltar para casa, gerando medo nas famílias afetadas. A decisão do CNJ impede que estabelecimentos recebam pessoas com transtornos mentais que cometem crimes, deixando a responsabilidade de cuidado para as famílias, que, muitas vezes, são vítimas desses indivíduos", disse o delegado-geral da Polícia Civil (PCES), José Darcy Arruda.

A Superintendência Interestadual e de Captura (Supic) é a unidade da PCES responsável por diligências, apurações e prisões de foragidos da Justiça no Estado. No ano de 2023, a Supic prendeu 580 pessoas e, até abril de 2024, esse número já chega a 173.

"A Supic é uma superintendência que busca efetuar prisões após a condenação e também durante a fase penal. Temos um trabalho de inteligência permanente, priorizando casos conforme a gravidade. No caso específico, logo que o mandado de prisão chegou, mobilizamos nossos recursos para localizá-lo e efetuar a prisão. Não houve resistência por parte dele. Utilizamos métodos de inteligência para descobrir sua localização. Em relação ao seu estado mental, há indícios de problemas psiquiátricos, além do uso de drogas, conforme relato da família”, disse o titular da Delegacia Especializada de Crimes Contra o Sistema Carcerário, delegado Douglas Vieira.

“Não temos laudos médicos neste momento, mas isso será apurado no decorrer do processo penal. Durante a ação penal, será avaliado se ele tem problemas mentais que afetaram seu discernimento no momento do crime", acrescentou Vieira.

O suspeito foi encaminhado à 4ª Delegacia Regional de Cariacica, onde foi dado cumprimento ao mandado de prisão por dupla tentativa de homicídio duplamente qualificada. Ele foi encaminhado ao Centro de Triagem de Viana (CTV). 

Texto: Olga Samara Gomes

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com  

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard