A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Academia de Polícia Civil (Acadepol), vai ofertar Cursos de Capacitação, habilitação em equipamentos letais, não letais e técnicas operacionais, para os policiais civis da Instituição. Os cursos terão início em abril e a previsão é de que 1.700 profissionais sejam capacitados até o mês de agosto deste ano.
Com a missão institucional de capacitar continuamente os profissionais de segurança pública, a Acadepol disponibilizará cursos de treinamento e aperfeiçoamento para os policias civis da Instituição. Serão ofertadas cerca de 300 vagas por curso, totalizando 1.700 vagas no total.
Estão previstos os Cursos de Treinamento/atualização de Pistolas Glock, Treinamento e atualização em armas longas (SMT.40 e CT.30), capacitação em fuzil 556, treinamento e atualização para uso de espingarda letal e não letal, Treinamento de Dispositivo elétrico incapacitante SPARK e treinamento e atualização de técnicas e procedimentos operacionais de tiro em baixa luminosidade.
Segundo o diretor da Academia de Polícia Civil, delegado Robson Alves Damasceno, a PCES é uma das poucas instituições policiais da federação que busca capacitar e treinar seu efetivo em todos os armamentos e equipamentos disponíveis na instituição.
O investigador de Polícia e Coordenador do Serviço de Armamento, Tiro e Técnicas Operacionais (SATTO), Dilson Vicente Nunes, explicou que os cursos serão ministrados por instrutores com habilitação específica para ministrar os referidos cursos de acordo com o currículo profissional de cada um. “Haverá um grande rodízio de instrutores habilitados nas disciplinas”, pontuou.
O coordenador informou ainda que as instruções de tiro serão realizadas na Sede do Sindicato da Polícia Civil (Sindipol), na Serra, que por meio da Cooperação Técnica nº 02/2022, disponibilizou a utilização do Clube de tiro, que oferece toda estrutura logística necessária para realizar um treinamento amplo, envolvendo um grande número de alunos, em curto espaço de tempo.
Início dos Cursos
Dando início ao ciclo de treinamentos, entre os dias 03 e 25 de abril acontecerá o Curso de Capacitação de Dispositivo elétrico incapacitante, modelo SPARK. As aulas serão realizadas na Sede da Acadepol, localizada na Avenida Vitória, bairro Monte Belo, em Vitória.
Serão atendidos 20 alunos por turma, com um total de 8 horas de aulas, divididas em teóricas e práticas. Haverá turmas nos dias 03, 04, 05, 12, 13, 14, 18, 19, 20 e 25 de abril.
O dispositivo elétrico incapacitante habilita o profissional de segurança Pública a atuar de forma eficiente em ocorrências de menor potencial ofensivo, em que não há presença de arma de fogo por parte dos envolvidos. O objetivo é dotar o policial de instrumentos que ampliem sua segurança ao desenvolver a atividade policial minimizando letalidade nas ocorrências atendendo a lei 13.060 de 22/12/2014.
Os interessados deverão preencher as fichas que serão disponibilizadas no portal da PC e encaminhar para o e-mail: inscricao.spark@pc.es.gov.br Ficha de Inscrição: Download
Texto: Adriana Nascimento Amaral Policial Civil - Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Patrick Pereira
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com