Na manhã dessa quarta-feira (10), a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), em ação conjunta com o Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES) e com técnicos da EDP, identificou furto de energia elétrica em uma distribuidora de bebidas, localizada no bairro Santo Antônio, em Vitória.
Durante a perícia técnica, o perito oficial criminal constatou irregularidades que impediam o registro correto do consumo. Os trabalhos apontaram ainda fluxo ativo de corrente em uma ligação clandestina, evidenciando que toda a distribuidora estava sendo abastecida irregularmente, já que os três medidores monofásicos instalados se encontravam desligados.
A ligação irregular foi desfeita pela EDP e o local permaneceu sem energia.
De acordo com os dados da EDP, o estabelecimento já havia sido alvo de fiscalização em fevereiro de 2022 e 2023, ocasião em que foram encontradas irregularidades de ligação direta, dando origem a um inquérito policial atualmente em tramitação na Justiça.
Durante a ação dessa quarta-feira, nenhum responsável foi localizado no estabelecimento. A equipe do Deic realizou levantamentos no local e será instaurado um inquérito policial para apurar o crime de furto de energia elétrica e demais circunstâncias relacionadas ao caso.
Os técnicos da EDP lavraram o Termo de Ocorrência e Inspeção (TOI), descrevendo todas as irregularidades encontradas. A Polícia Civil solicitará à concessionária a planilha com o valor do prejuízo causado, que subsidiará a futura ação penal a ser proposta pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES).
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com