Mais de 680 pessoas da região de Venda Nova do Imigrante foram beneficiadas com as ações do projeto social da Polícia Civil “Papo de Responsa”, nessa segunda-feira (10). Alunos e familiares da Escola Estadual de Ensino Fundamental Domingos Perim, localizada no bairro Trinta de Dezembro, e da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Emeief) Caxixe, na região rural, participaram do encontro.
O encontro foi ministrado pela equipe do Papo de Responsa, os investigadores Danielle Leonel e Alessandro da Victória. “O Projeto desenvolve uma tentativa de protagonismo, um bate-papo entre policiais e juventude. Contamos para eles as nossas histórias para que vejam o policial além do uniforme. Além disso, abordamos temas como bullying, uso de álcool e envolvimento com o tráfico de drogas. Em cada escola que vamos, o nosso papel é colher a situação-problema e, com base nela, desenvolver os resultados que aquela região precisa”, explicou Danielle.
Os alunos da Escola Caxixe receberam o Papo de Responsa pela manhã, das 9h às 11h30. Já na Escola Domingos Perim o atendimento foi no horário das 13h30 às 15h40. O encontro contou com a participação dos policiais civis da região junto com a delegada responsável pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Venda Nova do Imigrante, delegada Lorena Marques de Oliveira Robaldo, e representantes da Polícia Militar, com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).
“Neste ano foram mais de 20 mil atendimentos. Precisamos nos aproximar dos jovens, e, por sua vez, aproximá-los de seus familiares. Nossa função é um chamado à responsabilidade, para que a família enxergue a verdadeira realidade do seu filho, neto, sobrinho e demais membros familiares. Para isso, baixamos nossas armas e levantamos a nossa voz. Ao final do projeto, os jovens atendidos ficam inspirados pelas histórias e conseguem perceber o ambiente de ensino com um olhar diferente”, destacou a investigadora.
Papo de Responsa
O projeto foi criado por policiais civis do Rio de Janeiro. Em 2013, a Polícia Civil do Espírito Santo, por meio de policiais da Academia de Polícia (Acadepol) capixaba, conheceu o programa e, em parceria com a polícia carioca, trouxe para o Estado.
Papo de Responsa é um programa de educação não formal que, por meio da palavra e de atividades lúdicas, discute temas diversos como prevenção ao uso de drogas, crimes na internet, bullying, direitos humanos, cultura da paz e segurança pública, aproximando os policiais da comunidade e, principalmente, dos adolescentes.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Agente de Polícia Fernanda Pontes
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Texto: Fernanda Pontes
Atendimento à Imprensa
Olga Samara - (27) 3636-1536/ (27) 99846-1111
Patrick Pereira - (27) 3636-9928 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com