Governo do Estado do Espírito Santo
08/10/2021 14h21 - Atualizado em 08/10/2021 14h36

Agente da CORE treina policiais militares para atendimento pré-hospitalar em combate

A integração entre as Polícias Civil (PCES) e Militar (PMES) do Espírito Santo vai além das operações conjuntas, já conhecidas pela sociedade. O compartilhamento de técnicas, conhecimentos, teorias e instruções faz parte do dia a dia das duas corporações, que atuam lado a lado no combate à criminalidade. Na última semana, policiais militares da 13ª Companhia Independente participaram do Curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) em Combate, ministrado pelo membro da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil (CORE), o agente de Polícia Civil Roberto Alves Silveira Martins.

Com duração de dois dias, o curso prepara policiais para prestar socorro às pessoas feridas em situação de conflito armado, aplicando o protocolo MARC1, cujo objetivo é salvar a vida de feridos em ambiente hostil e de combate. “Esse é o protocolo mais difundido entre as forças policiais do Brasil e tem origem nas técnicas desenvolvidas pelas forças armadas. A partir do protocolo de APH das forças armadas americanas, houve um aprimoramento das técnicas para a aplicação pelas polícias de todo o Brasil”, explicou Martins.

Dezessete policiais militares participaram do curso e vão receber a Certificação com o Comitê Brasileiro de Atendimento Pré Hospitalar em Combate de Operador MARC1. Segundo o comandante da 13ª Companhia Independente, major Fiorim, a Instrução de Protocolo de Atendimento Pré-Hospitalar em Confronto Armado se tornou essencial para o trabalho diário dos policiais militares, em razão da exposição constante ao risco.

“As equipes da Força Tática, sobretudo, são acionadas como principais interventoras em ocorrências que envolvem embates. Por isso, todos os militares deste grupamento, em um total de 17 profissionais, participaram desta instrução, que traz muito mais confiança dentro da própria equipe treinada, já que todo policial sabe que seu colega está preparado para auxiliá-lo em caso de incidente com projétil de arma de fogo que o aflija”, disse major Fiorim.

É a primeira vez que este curso é ministrado para policiais militares no Espírito Santo. Nos dois dias de curso, os militares receberam instruções sobre fisiologia e anatomia humana, além de treinamento para uso de equipamentos táticos, inclusive aplicados em ambientes de guerra. “É importante compreender que existe diferença entre o atendimento pré-hospitalar em combate e os primeiros-socorros tradicionais, prestados no dia a dia, sem uso de técnica e tática policial, empregado em um ambiente controlado. Também existem instruções para a prestação de socorro em situações civis, mas o APH em Combate leva em conta o contexto de ações policiais onde há emprego de material bélico e tática policial para atuação da técnica”, explicou o agente Roberto.

Certificação


O agente de Polícia Civil Roberto Alves Silveira Martins é especialista em APH em Combate e o único profissional do Espírito Santo com capacitação para ministrar o curso que habilita profissionais de segurança no protocolo MARC1. Em 2019, ele concorreu com policiais de todo o Brasil para ingressar em uma das quatro vagas do curso de especialização oferecido pelo Grupo Especial da Polícia Civil do Estado do Paraná (TIGRE), com a Escola Superior de Polícia Civil do Paraná, sendo um dos selecionados.

Desde sua formação, o agente já habilitou mais de 190 profissionais, das mais diversas forças de segurança pública, em todo o Espírito Santo.

Texto: Camila Ferreira

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br

Atendimento à Imprensa:
Matheus Zardini/Camila Ferreira
(27) 3636-9928 / (27) 99297-8693 / (27)99231-5157
comunicapces@gmail.com  

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard