01/08/2017 16h55 - Atualizado em 29/01/2018 16h11

Chefe de Polícia participa da Audiência Pública em Guarapari

O chefe de Polícia, delegado Guilherme Daré, foi um dos participantes da última  Audiência Pública presencial, realizada em Guarapari. O objetivo foi definir as ações que vão orientar a elaboração do Orçamento Anual do Estado para o ano de 2018. Participaram também moradores das microrregiões de Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.

A audiência aconteceu na última sexta-feira (28), na Escola Ana Rocha Lyra, no bairro Muquiçaba.  Sob a coordenação do secretário de Estado de Economia e Planejamento, Regis Mattos Teixeira, os moradores puderam dialogar  com equipes do Governo, sobre temas como saúde, educação, infraestrutura viária, meio ambiente, mobilidade, assistência social e turismo.

Durante a audiência, o Chefe de Polícia, delegado Guilherme Daré disse que as instituições públicas têm avançado sistematicamente no aprimoramento do planejamento de suas atividades. “Ouvir o público alvo de suas ações é um exercício necessário da gestão moderna. Por isso, estamos incentivando nossos gestores a participarem e prestarem atenção nas reivindicações da população para que, como instituição policial, prestarmos um melhor serviço a cada ano”, disse.

Estiveram presentes na audiência a titular da 5ª Delegacia Regional de Guarapari, delegada Maria da Glória, a responsável pela 4ª Delegacia Regional de Cariacica, delegada Arminda Rosa e a chefe de gabinete da Superintendência de Polícia Regional Metropolitana (SPRM), delegada Lídia Meirelles Daud.

Essa audiência fechou um ciclo de cinco encontros presenciais realizados pelo Governo, por meio da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP).

Outras Audiências

Além de Guarapari, os representantes da Polícia Civil também participaram de outras audiências públicas  como a realizada no município de Santa Teresa, na última quinta-feira (27), na qual participaram os delegados Olair dos Santos e Diego Platyni.

Já no dia 21 de julho foi realizada a audiência no município de São Gabriel da Palha e contou com presença do superintendente de Polícia Regional Norte, delegado Landulpho Lintz, acompanhados pelos delegados João Seidel, Deverly Pereira Junior e Rafael Caliman.

Ainda no Norte do Estado, a Polícia Civil foi representada pelos delegados David Santana, Dair de Oliveira e Gleydsom de Oliveira Mattos e os investigadores Antônio Ferrari e José Maria Batista durante a audiência pública realizada no município de Boa Esperança, realizada no dia 20 de julho.

Internet

As reuniões presenciais terminaram, mas as Audiências Públicas do Orçamento 2018 seguem até o dia 2 de agosto, no site Orçamento em Rede (www.orcamento.es.gov.br), permitindo que a população dê suas contribuições por meio de computadores, smartphones e tablets.

No site, os desafios são divididos em dez temas: Educação; Saúde; Segurança, Defesa Social e Justiça; Desenvolvimento Econômico; Desenvolvimento Social; Meio Ambiente e Agricultura; Infraestrutura e Logística; Desenvolvimento Urbano e Regional; Turismo, Cultura e Esporte; e Gestão Pública. É fácil participar: após escolher o tema, basta destacar um desafio e enviar uma sugestão de resolução.

Lei Orçamentária

Técnicos da Secretaria de Planejamento vão elaborar um relatório com as sugestões apresentadas pela população nas audiências públicas, e essa contribuição ajudará na elaboração do Projeto da Lei Orçamentária Anual, a ser votada, posteriormente, pelos deputados, na Assembleia Legislativa.

A LOA é instrumento de planejamento de curto prazo, compatível com o Plano Plurianual (PPA), utilizado pela administração pública para estimar todos os recursos que serão arrecadados (receita), e fixar os valores a serem gastos (despesas) em um determinado exercício financeiro.

Agente de Polícia Fernanda Pontes
Texto: Fernanda Pontes