Governo do Estado do Espírito Santo
15/12/2022 12h57

Conselho da Polícia Civil realiza última reunião ordinária de 2022

O Conselho da Polícia Civil do Espírito Santo realizou, na manhã desta quarta-feira (14), a 21ª Reunião Ordinária do ano de 2022.  As reuniões são realizadas de forma virtual e estiveram presentes o presidente do Conselho e delegado-geral da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), José Darcy Arruda, em seu gabinete, e a equipe da Secretaria do Conselho, na sala do colegiado.

Neste ano, o Conselho se reuniu 25 vezes, entre Reuniões Ordinárias e Extraordinárias, em que foram discutidas e tomadas decisões de grandes questões da gestão da Polícia Civil. Os conselheiros trabalharam em mais de 200 documentos que careceram de análise, investigação e de decisões específicas que influenciaram diretamente na vida funcional de vários policiais civis, tendo como objetivo final a melhoria na prestação de serviço da Polícia Civil para a população do Estado.

Para o presidente do Conselho, a reunião virtual é um avanço tecnológico que otimiza tempo, deslocamento e reduz custos para instituição e para os participantes das sessões. “Desde a pandemia da Covid-19, implantamos no Espírito Santo esse modelo de reunião, proporcionando mais comodidade aos conselheiros, advogados e policiais que são convocados pela Instituição”, destacou Arruda.

Conselho da Polícia Civil do Espírito Santo 

Criado pela Lei Complementar 04/90, de 17 de janeiro de 1990, e regulamentado pelo Decreto nº 2028-N, de 24 de janeiro de 1990, o Conselho da Polícia integra a estrutura organizacional da Polícia Civil. O Conselho é um órgão de direção, com caráter consultivo e normativo em matéria referente à manutenção da segurança pública, ao exercício da Polícia Administrativa, Técnica e Judiciária, bem como ao acompanhamento e avaliação das atividades docentes da Academia da Polícia Civil (Acadepol).

Trata-se também de um órgão deliberativo e opinativo para as questões ligadas a pessoal, concessão de recompensas, permissão para afastamentos, prorrogação de prazo de permanência de autoridades nas unidades policiais e aplicação do regime disciplinar, por exemplo, pela designação de uma comissão de Processo Administrativo Disciplinar (PAD). 

Os encontros, que ocorrem sempre às quartas-feiras, totalizaram 25 reuniões ordinárias e extraordinárias, em 2022. O Conselho é composto pelo presidente do Conselho, o delegado-geral da Polícia Civil; o vice-presidente, o delegado-geral Adjunto da Polícia Civil; corregedor Geral da Polícia Civil; diretor da Academia da Polícia Civil; superintendente de Administração e Finanças; superintendente de Inteligência e Ações Estratégicas; superintendente de Polícia Especializada; superintendente de Polícia Técnico-científica; dois superintendentes de Polícia Regional; presidente ou representante do Sindicato dos Servidores Policiais Civis do Espírito Santo; e secretária do Conselho. 

Saiba mais sobre o Conselho da Polícia Civil em https://bit.ly/36lWo1Y

Texto: Adorisio Leal - Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi)

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br

 

Informações à Imprensa:
Matheus Zardini / Olga Samara 
(27) 3636-1574 / (27) 99297-8693 / (27) 3636-1536 / (27) 99846-1111    

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard