Governo do Estado do Espírito Santo
17/05/2022 16h18 - Atualizado em 19/05/2022 09h25

Denarc prende suspeito de atuar como armeiro do tráfico e apreende armas e acessórios em Vila Velha

O Departamento Especializado de Narcóticos (Denarc) prendeu um homem de 40 anos suspeito de atuar como armeiro de traficantes. Ele foi preso, em flagrante, dentro da sua própria a residência, situada no bairro Cobilândia, em Vila Velha. No local, funcionava uma oficina clandestina para fabricar e dar manutenção em armas de fogo industrial. Durante a ação, foram apreendidos quatro submetralhadoras artesanais, dois revólveres, uma carabina, munições e acessórios para a montagem de armas de fogo. 

As informações foram repassadas pelo setor de inteligência da 2º Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc), identificou que no bairro Cobilândia, um armeiro tinha nos fundos da sua residência, uma oficina clandestina, onde fabricava armamentos de alto potencial lesivo, para abastecer o tráfico de drogas da cidade de Vila Velha e de outros municípios da Grande Vitória. Além de fabricar as armas, o suspeito também fazia manutenção em armas de fabricação industrial, como revólveres e pistolas.

O delegado-geral da Polícia Civil do Espírito Santo, José Darcy Arruda, ressalta a importância da prisão e das apreensões de armas, que foram retiradas das ruas. “O armeiro é extremamente especializado em confeccionar submetralhadoras. O nosso objetivo é tirar esse armamento das ruas, para justamente impedir que traficantes as utilizem para matar pessoas inocentes”, ressaltou.

De acordo com a titular da 2º Denarc, delegada Larissa Lacerda, o armeiro está fabricando as armas há aproximadamente seis meses, utilizando a experiência da sua própria profissão de torneiro mecânico. No último mês, o suspeito informou que produziu 30 armas. Dessa forma, a Denarc fez a estimativa que dentro dos seis meses que ele trabalhou para o tráfico de drogas, fabricou em média 200 armas de fogo.

“As submetralhadoras de fabricação caseira têm a forma de atirar em rajadas, o armeiro conseguiu com equipamentos modernos adaptar as armas com o seletor de rajadas, fazendo com o que o usuário tivesse o poder de escolher o modo de atirar, sendo de modo rajada ou tiro a tiro”, explicou a delegada.

Segundo a delegada, os clientes do armeiro seriam os grandes líderes do tráfico de drogas da Grande Vitória, sendo que dois chefes do tráfico de drogas de Cariacica e de Vila Velha já foram identificados como compradores do armeiro.

O suspeito foi preso em flagrante pelo crime de fabricação comercial de armas de fogo, sendo, posteriormente, encaminhado para o Centro de Triagem de Viana (CTV), ficando à disposição da Justiça.

As investigações continuam com o objetivo de identificar os possíveis clientes do armeiro e os fornecedores de quem ele comprava produtos seminovos para confeccionar as armas.

 

Texto:  Brenda Corti, estagiária da Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi)

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna – (27) 3137-9024

imprensa.pc@pc.es.gov.br

 

Informações à Imprensa:

Matheus Zardini / Olga Samara  

(27) 3636-1574 / (27) 99297-8693 / (27) 3636-1536 / (27) 99846-1111

comunicapces@gmail.com

 

Tópicos:
Denarc
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard