Governo do Estado do Espírito Santo
11/09/2017 12h05 - Atualizado em 11/09/2017 13h32

Desfile de 7 de Setembro atrai 20 mil pessoas a Linhares

Rua e arquibancadas lotadas. Bandeiras nas mãos, rostos pintados e olhos atentos em cada apresentação. Foi assim que mais de 20 mil pessoas acompanharam o Desfile Cívico-Militar, de 7 de Setembro, na manhã desta quinta-feira (7), em Linhares. Pela primeira vez o Desfile aconteceu fora da Grande Vitória e foi bem recebido. Público vibrante devolvendo com a mesma intensidade a apresentação de militares, agentes de segurança, estudantes, artistas, entidades filantrópicas e assistenciais e diversos setores da sociedade civil organizada.

A abertura oficial aconteceu após o governador do estado, Paulo Hartung, ao lado do prefeito de Linhares, Guerino Zanon passar pela revista das tropas. Em carro aberto do Exército Brasileiro, os chefes dos executivos estadual e municipal receberam também a saudação do público presente no evento.

Em entrevista coletiva, o governador Paulo Hartung reafirmou aprovação ao modelo itinerante das Comemorações ao 7 de Setembro. Hartung ressaltou ainda a importância do evento para fortalecer os valores cívicos e o sentimento de patriotismo. "Muito legal transformar esta festa em um formato itinerante por todo nosso Estado. Já fizemos na Grande Vitória e foi um sucesso. Agora estamos fazendo em Linhares e a emoção da população é perceptível, assim, democratizamos um grande evento em terras capixabas", destacou o governador.

Hartung celebrou a data da Independência. "Um dia importante em que celebramos a Independência do país em uma crise que é a pior da história do Brasil. É hora de refletirmos para tirar o país desta encrenca e fazer as coisas necessárias. É importante, termos clareza que não existem atalhos e salvadores da pátria. Não existem soluções fácies para problemas complexos. A crise do país é muito grave e precisamos de uma solução robusta para sair desta situação", alertou o governador.

Crianças, jovens, adultos e idosos buscaram o melhor espaço para acompanhar de perto as apresentações. Com a pequena Jadh, de 2 anos, a dona de casa Jaqueline Tomaz se emocionou ao ver de perto os militares. Com a bandeira do Brasil nas mãos a pequena Jadh não arredou o pé em nenhum instante.

“Maravilhoso ter esse desfile aqui perto de nós. Precisávamos desse contato, de ter um evento como esse aqui pertinho. Importante também pera as crianças, mostrar bons exemplos de quem cuida de nós” comemorou Jaqueline.

Quem abriu o desfile foi o Grupamento Aéreo da Polícia Militar. Quatro Árpias fizeram sobrevoo pela avenida, saudando o público. Uma delas lançou sobre o público, pétalas de rosas como símbolo de agradecimento e paz. Na sequência passaram pela avenida, diversos exemplares de motocicletas da marca Harley Davidson e veículos antigos, como Dodge Americano.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia valorizou a iniciativa, saudou militares e civis que desfilaram pela avenida. Mostrou também o quão importante o ato é para as novas gerações.

“Varias crianças foram trazidas hoje para prestigiar o desfile. É um ato de amor e respeito a nossa pátria e esses valores devem ser incutidos desde novos. Muito importante ver esse ambiente de reciprocidade entre agentes de segurança e o público”, frisou o secretário.

Ao todo três mil componentes, entre civis e militares, participaram do desfile que é organizado pela Secretaria da Casa Militar do Governo do Estado. O secretário-chefe da Casa Militar, coronel Daltro Ferrari não escondeu a felicidade em ver o retorno do público e de quem desfilou.

“O governador acertou quando pediu que organizássemos o desfile em Linhares. Mostra nossa proximidade com os capixabas, que retribuíram com seu senso de civismo e patriotismo. Tenho certeza que esse carinho virá de qualquer canto do Espírito Santo. É uma sensação de dever cumprido muito grande”, explicou o coronel.

Integrantes das Forças de Paz da ONU; da Escola de Aprendizes de Marinheiros; da Capitania dos Portos; do 38° Batalhão de Infantaria; da Polícia Militar; da Polícia Civil; do Corpo de Bombeiros Militar; da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra; do Clube dos Desbravadores; dos Escoteiros do Brasil; Pestalozzi de Linhares e Centro de Valorização da Vida passaram pela avenida saudando autoridades, carregando os pavilhões: nacional, do Estado e municipal.

Aos 79 anos o senhor Eugênio Ladain não piscava os olhos. Emocionado ele aprovou a decisão do governo em levar para Linhares o Desfile de 7 de Setembro. “O Governo do Estado acertou em cheio em nos prestigiar dessa maneira. O desfile está lindo demais. Importante ter esse contato com nossos militares, sem contar que é uma motivação para nosso patriotismo” disse.

Ao todo, nove municípios das Regiões Norte e Noroeste do Estado participarão do Desfile Cívico-Militar, com apresentação de escolas e atividades culturais. São eles: Aracruz, Colatina, Conceição da Barra, Ibiraçu, João Neiva, Governador Lindenberg, Linhares, que sediará o evento, Marilândia e Sooretama.
Alunos das Escolas Estaduais de tempo parcial e tempo integral (Escola Viva) participaram do desfile. As unidades levaram aproximadamente 50 estudantes. A Escola Viva de Linhares começou a funcionar no município este ano, com 600 vagas

Comandante-geral da Polícia Militar do Espírito Santo, o coronel Nylton Rodrigues destacou a aproximação entre a corporação, quase bicentenária, com o público. "Uma oportunidade não só para os nossos capixabas, conterrâneos de estar perto de nós, mas para os nossos militares que recebem esse carinho do público do Norte e Noroeste do Estado. Sinal de que estamos trabalhando em sintonia", comentou o coronel Nylton.

Segurança e comodidade

Todo o entorno da Avenida Genésio Garcia Durão – a avenida das ciclovias –, recebeu os separadores, que delimitou o espaço do público ao dos componentes que desfilaram. Pessoas com deficiência, idosos, gestantes e pessoas que necessitem de acomodações especiais contaram com arquibancada e tenda exclusiva. Após o desfile, o fluxo de mobilidade pelas ruas do bairro Três Barras foi normalizado.

Ordem do desfile:
1) Abertura
- Aeronaves do Governo do Estado
- Grupamento de Motos Halley Davidson
- Grupamento de carros Antigos

2) Grupamento das Forças Militares Federal
- Comando do Grupamento de Desfile Militar
- Integrantes das Forças de Paz da ONU
- Grupamento de ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira
- Escola de Aprendizes-Marinheiros
- Capitania dos Portos
- 38º Batalhão de Infantaria
- Tiro de Guerra de Linhares

3) Grupamento dos Órgãos de Segurança Publica e Justiça
- Polícia Militar do Espírito Santo
- Corpo de Bombeiros Militar do Espirito Santo
- Grupo de Operações Táticas da Polícia Civil do Espirito Santo
- Departamento de Operações Táticas da Secretaria Estadual de Justiça
- Guarda Municipal de Linhares

4) Grupamento de entidades civis
- Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra
- Grupamento Maçom
- Clube dos Desbravadores
- Escoteiros do Brasil
- Pestalozzi de Linhares
- Centro de Valorização da Vida

5) Grupamento de Prefeituras da região Norte
- Prefeitura Municipal de Aracruz
- Prefeitura Municipal de Colatina
- Prefeitura Municipal de Conceição da Barra
- Prefeitura Municipal de Ibiraçu
- Prefeitura Municipal de Governador Lindemberg
- Prefeitura Municipal de João Neiva
- Prefeitura Municipal de Linhares
- Prefeitura Municipal de Marilândia
- Prefeitura Municipal de Rio Bananal
- Prefeitura Municipal de Sooretama

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard