A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), prendeu pai e filho, de 45 e 26 anos, apontados como integrantes de um esquema de receptação e desmanche de caminhões furtados no Estado. As prisões ocorreram na última terça-feira (09), no bairro Novo Brasil, em Cariacica, e na sexta-feira (12), no bairro Araçás, em Vila Velha.
As investigações apuraram o furto de um caminhão pertencente à Prefeitura Municipal de Águia Branca. Os detalhes da ação policial foram apresentados em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (16), na Chefatura da Polícia Civil, em Vitória.
O chefe da DFRV, delegado Marco Aurélio Oliveira, destacou a atuação da divisão especializada e a redução dos índices de criminalidade relacionados a veículos no Estado.
“Neste ano, houve uma redução de 14% nos furtos e roubos de veículos. Isso é fruto de um trabalho integrado, que resultou na prisão dos líderes dessas organizações criminosas e na diminuição da subtração de caminhões”, afirmou o delegado.
De acordo com o titular da DFRV, delegado Luiz Gustavo Ximenes, as investigações tiveram início em 2024.
“Foram realizadas diversas forças-tarefas para combater essa organização criminosa. Por meio da operação ‘Tolerância Zero’, conseguimos prender diversos líderes envolvidos nesse esquema”, explicou.
Durante as operações realizadas ao longo de 2024, oito pessoas foram presas, o que contribuiu para a interrupção da subtração de veículos automotores. No entanto, com a continuidade das investigações, já em 2025, foi registrado o furto de um caminhão no município de Águia Branca.
Segundo o delegado, o líder da organização, o homem de 45 anos, já possuía passagens pela polícia por crimes semelhantes e utilizava tornozeleira eletrônica.
“Ele solicitava que o filho, de 26 anos, assumisse a responsabilidade pela prática de receptação, uma vez que, à época, não possuía antecedentes criminais”, detalhou o delegado Luiz Gustavo Ximenes.
Por meio dos sistemas de inteligência, a Polícia Civil elaborou o inquérito que resultou na prisão do homem de 26 anos em Cariacica. Ainda segundo o delegado, o suspeito também possui passagens pelo mesmo crime, e os inquéritos anteriores já foram concluídos.
“Durante as investigações, identificamos um ferro-velho para onde as peças do caminhão, já desmontadas, eram encaminhadas para posterior comercialização”, explicou.
Após a prisão do filho, as diligências foram intensificadas, culminando na prisão do pai em um galpão localizado no município de Vila Velha. As investigações seguem em andamento para identificar outros envolvidos no esquema criminoso.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com