A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Furtos e Roubos de veículos (DFRV), prendeu, na última quarta-feira (25), três homens de 47, 46 e 22 anos suspeitos de integrar uma associação criminosa responsável pelo furto de uma caminhonete no bairro Parque Residencial Laranjeiras, na Serra. Além do furto do automóvel, os três são investigados pelo furto de dois carros dentro de uma concessionária, localizada no bairro Planalto Serrano, na Serra.
As informações foram divulgadas em coletiva de imprensa, nessa segunda-feira (30), na Chefatura da Polícia Civil, em Vitória.
O titular da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), o delegado Luiz Gustavo Ximenes, relatou em detalhes sobre o caso.
“Essa associação criminosa tem sido investigada desde janeiro, é uma associação que estava praticando diversos furtos de veículos automotores na Serra com foco em veículos antigos. São três modalidades que utilizam para praticar o furto, primeiro eles furtam esses veículos para posteriormente serem colocados à venda no mercado, na segunda modalidade eles pegam esses veículos para serem desmanchados e posteriormente serem vendidas as peças. Isso porque, por serem de veículos antigos há uma alta procura no mercado. Na terceira modalidade, eles retiram o cobre desses veículos automotores para que também seja colocado à venda no mercado”, explicou o delegado.
Os indivíduos são investigados em pelo menos quatro inquéritos policiais na DFRV. Na última quarta-feira (24), as equipes da DFRV realizaram a prisão em flagrante dos três indivíduos: o receptador, de 46 anos, o filho do líder dessa associação criminosa, de 22 anos, e o líder, de 47 anos.
O homem apontado pelas investigações como líder da associação criminosa trabalhava no município da Serra, em uma concessionária. Quando soube que as equipes policiais o investigavam, praticou um crime de oportunidade, em que furtou dois veículos automotores zero km na concessionária onde trabalhava.
A partir desse ocorrido, a Polícia Civil intensificou as investigações e tomou conhecimento que, no dia 24 de junho, o indivíduo praticou outro furto no estacionamento de um supermercado, também no município da Serra. A polícia monitorou e realizou a prisão em flagrante juntamente com os outros dois integrantes.
O delegado afirma que a polícia continua com as investigações para identificar outros indivíduos que também praticam esses crimes.
“Ainda há alguns indivíduos que precisamos identificar, para que seja cessada essa atividade criminosa que é furto de veículos antigos principalmente no município da Serra”, disse Ximenes.
Os suspeitos foram autuados em flagrante pelo crime de furto qualificado e associação criminosa. O homem de 47 anos também responderá pelo crime de adulteração veicular. Já o receptador de 46 anos, responderá também por receptação e adulteração veicular. O indivíduo, de 22 anos, também responderá receptação.
Após os procedimentos de praxe, eles foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecem à disposição da Justiça.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com