A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha, concluiu o inquérito policial que apurou o homicídio de Agner Santos de Assis, de 15 anos. O crime ocorreu no dia 29 de agosto de 2023, no bairro São Torquato, em Vila Velha. As investigações apontaram o envolvimento de cinco pessoas, sendo dois adultos e três adolescentes.
Os detalhes da investigação e as imagens dos suspeitos foram apresentados em coletiva de imprensa realizada nessa segunda-feira (02), na Chefatura de Polícia Civil, em Vitória.
De acordo com o adjunto da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha, delegado Cleudes Junior, a vítima foi atingida por mais de 50 disparos de arma de fogo. As apurações indicaram que o adolescente integrava o tráfico de drogas na região de São Torquato, área dominada por uma organização criminosa. Um dos executores foi identificado como um homem de 26 anos, considerado de alta periculosidade, com mais de 30 passagens policiais por crimes como homicídio, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.
“Ele foi apontado como um dos executores, juntamente com outro indivíduo de 30 anos. Ambos contaram com o apoio de três adolescentes, de 14, 15 e 17 anos. Na ocasião, o grupo abordou a vítima em um ponto de consumo de drogas. Agner estava desprevenido e foi executado no local”, detalhou o delegado Cleudes Junior.
O investigado de 26 anos já era procurado por outros homicídios ocorridos nos bairros Morro da Bomba, São Torquato, Cobi de Baixo e Cobi de Cima. Em 2025, a Polícia Civil recebeu informações de que o suspeito estaria mantendo sua companheira em cárcere privado. O fato ocorreu após a mulher denunciar que o indivíduo teria cometido estupro de vulnerável contra a enteada. Após a denúncia, a vítima fugiu para um abrigo no município de Colatina; no entanto, o suspeito descobriu o local, deslocou-se até a cidade e a sequestrou.
“No mês de outubro, com o apoio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Colatina, a DHPP de Vila Velha cumpriu um mandado de busca e apreensão no município de Cariacica. Durante a ação, a equipe conseguiu resgatar a mulher que estava sendo mantida em cárcere privado. Na operação, foi apreendida uma pistola calibre 9 mm, além de grande quantidade de munições. A prisão do suspeito possibilitou a conclusão do inquérito referente ao homicídio de Agner Santos de Assis”, relatou o delegado.
O homem de 26 anos foi indiciado pelos crimes de homicídio duplamente qualificado, associação criminosa e corrupção de menores. Ele também responde por tentativa de homicídio contra agentes do Estado, em razão de um confronto com a Polícia Militar ocorrido em 2024, ocasião em que um dos adolescentes envolvidos no crime foi alvejado.
Em relação ao segundo adulto, de 30 anos, a Polícia Civil representou pela decretação de prisão preventiva, com parecer favorável do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES). Contudo, o Poder Judiciário optou pela aplicação de medidas cautelares diversas da prisão, como a proibição de se ausentar da comarca e o recolhimento domiciliar noturno. Até o momento, o indivíduo não foi localizado.
Quanto aos adolescentes envolvidos, foi representado pedido pela internação provisória. Dois deles já tiveram a medida decretada pelo Poder Judiciário.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com