Governo do Estado do Espírito Santo
06/02/2026 14h09

Distribuidora de bebidas é flagrada furtando energia elétrica durante fiscalização em Vila Velha

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Departamento de Investigações Criminais (Deic), em atuação conjunta com o Instituto de Criminalística (IC), da Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES), e técnicos da concessionária de energia elétrica EDP, flagrou, nessa quinta-feira (05), a prática de furto de energia elétrica em uma distribuidora de bebidas localizada no bairro Cobilândia, em Vila Velha.

No local, os policiais civis mantiveram contato com o responsável pelo estabelecimento, que acompanhou os trabalhos periciais. Durante a perícia técnica, foi constatado que o medidor de energia do estabelecimento não apresentava sinais de violação, estando com os lacres da caixa, do borne e do aferidor intactos, bem como sem alterações aparentes no equipamento. No entanto, os peritos da Polícia Científica identificaram dois cabos de energia conectados diretamente à rede da concessionária, passando por fora do sistema de medição oficial.


Os cabos seguiam sobre o toldo do comércio, entravam por um furo na parede da fachada do estabelecimento e alimentavam diretamente uma câmara de refrigeração, caracterizando a ligação clandestina. No momento da perícia, foi verificado que os cabos apresentavam fluxo de corrente elétrica ativo, confirmando o desvio de energia.

De acordo com informações técnicas da EDP, a instalação tem data de ativação anterior e foi lavrado o Termo de Ocorrência e Inspeção (TOI), que detalha as irregularidades encontradas. Constatou-se ainda que o imóvel é de propriedade de um terceiro e estava alugado ao responsável pela distribuidora de bebidas.

Diante dos fatos, a equipe do Departamento de Investigações Criminais (Deic), conduziu o responsável presente no local à unidade policial para a adoção das medidas cabíveis. O suspeito, de 35 anos, foi autuado em flagrante pelo crime de furto de energia elétrica, sendo posteriormente liberado após o pagamento de fiança. O caso seguirá sob apuração no âmbito do inquérito policial.

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com      

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard