Quatro pessoas foram presas no último sábado (18), em uma operação da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), no bairro Itapoã, em Vila Velha. O grupo é suspeito de aplicar golpes, por meio das redes sociais, fazendo vítimas em diversos estados.
As investigações começaram há dois anos, depois que a DRCC recebeu informações de que uma família de Santa Catarina havia perdido cerca de R$ 5 mil , ao tentar comprar passagens aéreas para visitar parentes no Espírito Santo. O pagamento foi feito, mas as passagens nunca foram entregues.
Há cerca de duas semanas, outra investigação, aparentemente sem nenhuma relação com a primeira, chamou atenção do titular da DRCC, delegado Brenno Andrade: um morador do Espírito Santo anunciou um smartwatch por meio de um site de vendas, e o vendeu para um comprador que pagou R$ 3 mil, por meio de depósito bancário. No entanto, o depósito era falso, e o vendedor ficou no prejuízo.
“Descobrimos que os dois casos tinham o mesmo autor. Um capixaba, de 31 anos, com extensa ficha criminal. Ele responde por estelionato em pelo menos cinco estados e fez do crime seu meio de vida. Ele não se importa com o valor do golpe, qualquer transação que ofereça algum tipo de vantagem financeira é atraente”, explicou o delegado.
No último sábado, a equipe da DRCC localizou o investigado e outros três indivíduos em um apartamento de luxo, que fica em Itapoã e foi alugado para temporada. No local, os policiais encontraram dois veículos pertencentes a locadoras e que foram colocados à venda pelo suspeito. As investigações apontam que ele chegou a oferecer os carros para um comerciante, que não fechou negócio.
Os outros três detidos têm 30, 40 e 46 anos, sendo este último de nacionalidade portuguesa. Os quatro foram autuados, em flagrante, por crime contra a economia popular, apropriação indébita e associação criminosa, e encaminhados ao Centro de Triagem de Viana (CTV). Contra o suspeito de 31 anos ainda havia um mandado de prisão preventiva, por violência doméstica, que foi cumprido.
Texto: Camila Ferreira
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna
(27) 3137-9024
Agente de Polícia Fernanda Pontes
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Atendimento à Imprensa:
Olga Samara/ Camila Ferreira
(27) 3636-1536/ (27) 99846-1111/ (27) 3636-9928 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com