05/10/2021 15h31 - Atualizado em 05/10/2021 15h34

Homem suspeito de vender armas de fogo de forma ilegal no Estado é preso em Rio Bananal

A Delegacia Especializada de Arma e Munições (Desarme), em trabalho integrado com a Delegacia de Polícia (DP) de Jaguaré, prendeu em flagrante um homem de 52 anos, suspeito de comercializar armas de fogo de forma ilegal na região norte do Estado. A prisão aconteceu na última sexta-feira (1º), no município de Rio Bananal, durante a 3º fase da Operação “Asfixia”, que tem por objetivo reprimir o comércio de armas de fogo em Jaguaré.

As investigações tiveram início no mês de maio deste ano, para coibir o comércio de armas no município de Jaguaré. “Passamos a observar que os autores de homicídios estavam conseguindo ter um alto poder de fogo. A partir disso começamos a investigar quem estaria fornecendo essas armas”, disse a titular da DP de Jaguaré, delegada Gabriella Zaché.

Durante a ação, o suspeito foi preso em flagrante em cumprimento de mandado de busca e apreensão domiciliar. Com ele, foram apreendidas diversas armas de fogo como dois revólveres calibre. 38 e .22, dois rifles calibre .22 e .36, duas espingardas calibre .12; .22 e .20, duas carabinas calibre .20 e .22, além dos materiais de recargas para munições.

Segundo o titular da Superintendência de Polícia Regional Norte (SPRN), delegado João Francisco, a ação foi muito importante, porque o caminho natural dessas armas será para as práticas de outros crimes, como homicídios, de roubos e diversos outros delitos. “São crimes que sempre estão na intenção dessas pessoas que adquirem as armas de forma ilícitas. A prisão da última sexta-feira, foi de um dos grandes fornecedores de armas para a região norte, Linhares, Jaguaré e São Mateus”, explicou o delegado.

O suspeito foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e conduzido para a unidade prisional, ficando à disposição da justiça.

Operações

Nas duas primeiras fases, que foram deflagradas no mês de maio e agosto deste ano, a ação resultou na prisão de dez pessoas e na apreensão de 24 armas de fogo e mais de 500 munições.

Outras operações serão desenvolvidas para identificar e prender, tirando de circulação os indivíduos que fornecem as armas de fogo de forma ilegal no Estado.

Texto: Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi)

Atendimento à Imprensa:
Matheus Zardini/Camila Ferreira