06/07/2018 10h27 - Atualizado em 06/07/2018 10h23

Inauguradas as novas instalações da 18ª Delegacia Regional de São Mateus e da Delegacia de Plantão do município

Mais duas novas unidades da Polícia Civil foram entregues, nesta quinta-feira (05), em São Mateus. A solenidade de inauguração das novas instalações da 18ª Delegacia Regional de São Mateus e da Delegacia de Plantão do município contou com a presença do governador Paulo Hartung; do secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Nylton Rodrigues, do delegado-geral da Polícia Civil, Guilherme Daré, e outras autoridades.

O investimento total foi de R$ 63,1 mil. Toda a parte administrativa da 18ª Delegacia Regional – além das Delegacias de Infrações Penais e Outras (Dipo), Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Patrimonial (Depatri) e de Atendimento à Mulher ( Deam) – passará a funcionar em um prédio de três andares que foi adaptado e mobiliado para atender as particularidades das unidades da Polícia Civil. Já a Delegacia de Plantão da 18ª Delegacia Regional de São Mateus, ocupará o prédio onde funcionava a 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Ambiental. Para isso, o local foi reformado e adaptado para atender os serviços de Polícia Judiciária.

Durante o evento, o governador destacou que o Poder Executivo Estadual trata a segurança pública como área prioritária que recebe investimentos recordes. “Estamos inaugurando mais esta nova instalação. É um trabalho importante que estamos desenvolvendo no Estado inteiro, agora bem estruturado na unidade, que é combater a violência contra mulher nas terras capixabas. Quem entrar na delegacia, vai ver como estamos organizados na realização deste serviço”.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Nylton Rodrigues, apontou os benefícios da inauguração. “As novas instalações das delegacias em São Mateus vão trazer melhor atendimento aos cidadãos e os policiais vão ter melhores condições para trabalhar. É o compromisso da Polícia Civil em aprimorar o seu serviço a cada dia”, disse o secretário.

Durante seu discurso, o delegado-geral da Polícia Civil falou sobre os avanços que a instituição vem alcançando nos últimos anos e relembrou a inauguração de algumas unidades como o núcleo de Pedra Azul e o de Laranja da Terra, a Delegacia de Guaçuí, bem como as DHPP’s e Deam’s tanto de Nova Venécia quanto de Venda Nova do Imigrante. “Hoje comemoramos mais um aprimoramento da estrutura da Polícia Civil. As novas instalações da 18ª Delegacia Regional e do Plantão de São Mateus proporcionarão mais conforto e segurança a todos os policiais civis e demais agentes de segurança colaboradores da região, assim como ao cidadão mateense”, destacou.

Guilherme Daré falou ainda sobre as aquisições das 150 novas viaturas, dos mutirões de carteira de Identidade que tem rodado todo o Estado, e destacou a integração das várias instituições na concretização de ações em prol do desenvolvimento do Estado. “Estamos mais integrados e harmoniosamente atuantes, e por isso mais competentes à proteção de nossa juventude e famílias contra as violências que tanto nos alardeiam. Estamos conseguindo reduzir índices de homicídios, de maneira histórica, em todo o Estado”, ressaltou.

As unidades

A 18º Delegacia Regional de São Mateus está alocada em um imóvel que possui 620 m² e três pavimentos. São 14 salas, seis halls, cinco recepções, quatro copascozinha e 15 lavabosbanheiros. O investimento mensal é de R$ 13.100 mil.

Já a nova sede da Delegacia de Plantão da 18ª Delegacia Regional de São Mateus foi reformada por meio de uma parceria entre a Polícia Civil e a Prefeitura de São Mateus. Para compra de materiais, a Polícia Civil investiu R$ 50 mil. Já a mão de obra foi cedida pela Prefeitura.

Quatro salas foram reformadas, entre elas o gabinete do delegado, uma para o cartório, uma para recepção e outra para cozinha e copa. O local possui acessibilidade, banheiros próprios e um estacionamento privativo para viaturas.

A unidade funcionará das 12h às 8h. As ocorrências que acontecerem no período em que a unidade estiver fechada serão atendidas na sede da 18º Delegacia Regional de São Mateus.

Serviço 18º Delegacia Regional de São Mateus

Endereço: Rua Liberdade, nº 37, Bairro Fátima, São Mateus