24/08/2018 12h24 - Atualizado em 24/08/2018 13h01

Inscrições abertas para profissionais da segurança se capacitarem em cursos a distância

A partir desta segunda- feira (27), estarão abertas as inscrições para os cursos da Rede Nacional de Educação a Distância (Rede EAD) oferecidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).  O público-alvo são os integrantes das Polícias Civis, Militares, Corpos de Bombeiros, Guardas Municipais e órgãos de Perícia Criminal de todo o país.

Os cursos possuem carga horária de 40 e 60 horas. Neste 44º ciclo, as inscrições ocorrerão de acordo com a categoria profissional e serão realizadas em duas etapas. A primeira delas acontecerá de 27 de agosto a 05 de setembro e será para policiais militares, civis, bombeiros militares, polícia técnica e guardas municipais.

Já os policiais rodoviários federais, agentes penitenciários federais e estaduais poderão se inscrever do dia 06 ao dia 09 de setembro.

As aulas terão início no dia 05 de outubro.  Os cursos com carga horária de 40 horas terminarão em 09 de novembro, e os de duração de 60 horas, no dia 23. Cada aluno pode se inscrever em até dois cursos por ciclo. As matrículas serão confirmadas após a comprovação do vínculo funcional com as instituições.

Rede

A Rede Nacional de Educação a Distância (Rede EAD-SENASP) é uma escola virtual criada em 2005, em parceria com a Academia Nacional de Polícia e, atualmente, conta com mais de 500 mil usuários cadastrados. A escola é destinada aos profissionais da segurança pública de todo o Brasil e visa facilitar e promover a capacitação contínua desses profissionais.

A realização de cursos da Rede EAD é fruto de acordos de cooperação federativa celebrados entre o Ministério da Justiça, por intermédio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e os governos estaduais e municipais, por intermédio das Secretarias de Estado de Segurança Pública e prefeituras.

As aulas e as avaliações são realizadas em um ambiente virtual, o que possibilita ao aluno decidir qual o melhor horário para se dedicar aos estudos. Os que não possuem computador ou acesso à internet também podem se inscrever, pois a rede disponibiliza locais de estudo para esses casos. Para isso, basta acionar o tutor responsável pelo curso escolhido que o mesmo irá indicar o local mais próximo para as aulas.

Agente de Polícia Fernanda Pontes

Texto: Fernanda Pontes