25/01/2018 16h35 - Atualizado em 25/01/2018 16h36

Inscrições abertas para profissionais de segurança pública se capacitarem a distância

As inscrições para participar de um dos 57 cursos voltados para a área de segurança pública já estão abertas. Ao todo, foram oferecidas mais de 100 mil vagas neste 42º Ciclo da Rede Nacional de Educação a Distância (Rede EAD). As matrículas seguem até o dia 03 de fevereiro e podem ser feitas por meio do endereço http://portal.ead.senasp.gov.br

As matrículas serão homologadas após comprovação do vínculo funcional junto às instituições dos profissionais.  Cada aluno pode fazer até dois cursos por ciclo.  Para esta edição, as novidades são os cursos de Videomonitoramento, Balística Forense Aplicada, Polícia Comunitária II e Introdução a Tecnologia Sprinkler de Combate a Incêndio.

Os cursos são gratuitos e, exclusivamente, para integrantes das Polícias Civis e Militares, Corpos de Bombeiros Militares, órgãos de Perícia Criminal, Guardas Municipais, Polícias Federais e Rodoviárias Federais, além dos Sistemas Penitenciários de todo o país.

As aulas on-line começam no dia 5 de março. Para os cursos de carga horária de 40 horas, o término será em 9 de abril. Já para os de duração de 60 horas, as aulas se encerram no dia 23 de abril.

Rede

A Rede Nacional de Educação a Distância (Rede EAD-SENASP) é uma escola virtual criada em 2005 em parceria com a Academia Nacional de Polícia e, atualmente, conta com mais de 500 mil usuários cadastrados. A escola é destinada aos profissionais da segurança pública de todo o Brasil e visa facilitar e promover a capacitação contínua desses profissionais.

A realização de cursos da Rede EAD é fruto de acordos de cooperação federativa celebrados entre o Ministério da Justiça, por intermédio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e os governos estaduais e municipais, por intermédio das Secretarias de Estado de Segurança Pública e prefeituras.

As aulas e as avaliações são realizadas em um ambiente virtual, o que possibilita ao aluno decidir qual o melhor horário para se dedicar aos estudos. Os que não possuem computador ou acesso à internet também podem se inscrever, pois a rede disponibiliza locais de estudo para esses casos. Para isso, basta acionar o tutor responsável pelo curso escolhido que o mesmo irá indicar o local mais próximo para as aulas.

Agente de Polícia Fernanda Pontes

Texto: Fernanda Pontes