Governo do Estado do Espírito Santo
09/08/2022 16h22 - Atualizado em 13/12/2022 13h40

Operação 15 Segundos: Draco identifica organização criminosa especializada em furtar motocicletas na Serra

A Delegacia de Repressão a Ações Criminosas Organizadas (Draco) deflagrou, nessa terça-feira (09), a Operação 15 Segundos, em combate a uma organização criminosa especializada em furtar e roubar motocicletas no município da Serra. Foram cumpridos 44 mandados de busca e apreensão domiciliar em bairros do município, com a apreensão de um farto material probatório, que comprovou a existência da organização. Uma pessoa foi presa em flagrante.

A ação contou com apoio de 41 agentes da Guarda Municipal da Serra (GCM SERRA), além de 24 policiais das unidades de Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor), Delegacia Especializada de Armas e Munições (Desarme), Delegacia de Crimes Contra a Ordem Tributária (DCCOT).

Ao todo, foram apreendidas diversas peças de motocicleta – como motor, retrovisor, ignição, freio, rodas etc. –, ferramentas para desmanche de motocicletas, chaves micha, uma motocicleta YBR125 com restrição de roubo,  além de quatro simulacros de arma de fogo, diversos capacetes, 71 munições calibre .22, 39 munições calibre .36, nove munições calibre .38. Também foram apreendidos diversos aparelhos de telefone celular, placas veiculares, computador e notebook. Um dos investigados foi preso em flagrante por posse de munições de diversos calibres e encaminhado ao sistema prisional.

“Durante o cumprimento dos mandados, houve a colheita de farto material probatório, razão pela qual as investigações terão prosseguimento. Durante as buscas, foram obtidas informações acerca de outros locais onde estariam ocorrendo o desmanche das motocicletas, a adulteração para posterior revenda, bem como informações de possível envio de motocicletas furtadas para o interior do Estado. Em razão disso, novas diligências serão realizadas”, conta o titular da Delegacia de Repressão a Ações Criminosas Organizadas (Draco), delegado Marcus Vinicius.

Esta é a segunda operação realizada pela Draco, contra a mesma organização criminosa. No último dia 25 de julho, foi realizada a primeira fase da operação, quando um homem de 20 anos foi preso no bairro Residencial Jacaraípe, na Serra, suspeito de ser autor de diversos furtos de motocicletas ocorridos nos municípios de Vitória e Serra.

As investigações apontaram que o modus operandi na prática dos furtos identificados e registrados pelas imagens era o mesmo. Os autores usavam motocicleta, verificavam qual queria furtar, utilizam ferramentas semelhantes à chave mixa para conseguir dar partida nos veículos furtados e fugiam.

 

Texto: Matheus Zardini 

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna – (27) 3137-9024

imprensa.pc@pc.es.gov.br

 

Informações à Imprensa:

Matheus Zardini / Olga Samara  

(27) 3636-1574 / (27) 99297-8693 / (27) 3636-1536 / (27) 99846-1111

comunicapces@gmail.com

 

 

 

Tópicos:
Draco
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard