10/07/2024 15h12

Operação conjunta apreende adolescentes e prende suspeito de envolvimento em homicídios em Cachoeiro de Itapemirim

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Cachoeiro de Itapemirim, realizou, na última quinta-feira (04), uma operação policial por meio da Escala Operacional (ISEO), no município de Cachoeiro de Itapemirim, buscando dar cumprimento a mandados de busca e apreensão em desfavor de adolescente infratores e cumprimento de mandados de prisão expedidos em desfavor de indivíduos envolvidos em crimes de homicídios no município.

A ação também contou com o apoio do Departamento Especializado de Narcóticos (Denarc) de Cachoeiro de Itapemirim e da Delegacia Regional de Cachoeiro de Itapemirim. Durante o cumprimento dos mandados judiciais, foram apreendidos dois adolescentes, ambos de 17 anos. Um homem de 35 anos também foi preso.

Os adolescentes são investigados pela participação no homicídio que vitimou Geovani Atalaia Dalmazio. O fato ocorreu no dia 04 de novembro de 2023. No dia do crime, a equipe policial estava passando pela ponte Guadalajara, no bairro Ilha da Luz, quando foi informada por populares que havia um cadáver de um homem dentro do rio.

Diante do fato, a equipe desceu até o local, constatando a veracidade dos fatos. Em seguida, o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) e a perícia da Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES) foram acionadas para realizar a retirada e identificação do corpo.

Na última quinta-feira (04), a equipe se deslocou ao bairro Village da Luz para dar cumprimento ao mandado de busca e apreensão expedido pelo Juízo da 2ª Vara da Infância e Juventude de Cachoeiro de Itapemirim. O primeiro adolescente foi localizado e apreendido em um supermercado onde trabalhava.

Após a apreensão do primeiro investigado, a equipe se dirigiu à residência do segundo suspeito no bairro Coronel Borges. No local, a equipe foi recebida pela irmã do adolescente, que informou que o irmão estaria fazendo compras com a mãe em um supermercado da região.

A equipe se dirigiu ao local informado e apreendeu o menor em frente ao supermercado. Os dois foram conduzidos à Delegacia Regional (DR) de Cachoeiro de Itapemirim, onde foi dado cumprimento aos mandados. Eles foram encaminhados ao Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase).

Já o investigado de 35 anos foi preso suspeito de participação no homicídio de Marcos Cicero Ferreira de Melo. O crime ocorreu no dia 15 de junho deste ano, também no bairro Ilha da Luz.

No dia do fato, a equipe foi acionada para verificar uma ocorrência relacionada ao encontro de um cadáver. Ao chegar no local, a equipe fez contato com o solicitante, que se apresentou como irmão da vítima. Em depoimento, o solicitante informou que encontrou o irmão caído no chão da varanda, já sem vida e com perfurações na cabeça e no tórax.

O solicitante também informou que o irmão era usuário de entorpecentes e que a residência estava sendo usada para consumo de drogas. A perícia da Polícia Científica informou em relatório que a causa do óbito teria sido esfaqueamento.

O indivíduo foi conduzido à delegacia, onde foi dado cumprimento ao mandado. Após os procedimentos de praxe, ele foi encaminhado ao sistema prisional.

Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Olga Samara / Matheus Foletto