30/05/2023 14h35

Operação Conjunta em Linhares prende integrantes de uma organização criminosa que furtava motocicletas

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da 16ª Delegacia Regional de Linhares e da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Linhares, em operação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), na última quinta-feira (25), prendeu dois homens de 45 e 28 anos e apreendeu um adolescente de 16 anos. Também foi recuperada uma motocicleta adulterada. Ação foi realizada na Rodovia BR-101, Trevo do Canivete, em Linhares.

Após informações de que uma organização criminosa especializada em furtar motocicletas estaria na Região, equipes da PCES e PRF realizaram uma força tarefa para identificar os participantes. Durante diligências na Rodovia BR-101, os suspeitos foram abordados em um veículo e em uma motocicleta, que seguiam em direção à Sooretama. No carro estavam os investigados de 45 e 28 anos e na motocicleta adulterada, um jovem de 16 anos.

Investigações apontam que o homem de 45 anos faz parte de uma organização criminosa que praticava furtos de motocicletas no centro de Linhares e bairros próximos ao Centro e as encaminhava para a região de Jacaraípe, onde seriam adulteradas e revendidas no interior do Estado. O suspeito usava um veículo HB20 azul para trazer criminosos para Linhares e carregava dois capacetes no porta-malas, desembarcava os comparsas e após realizar os furtos no Centro da Cidade e bairros vizinhos, fugiam para o município da Serra.

Os veículos roubados depois de adulterados eram vendidos para municípios do interior do Estado, como motocicletas de “roça”, pela quantia de R$ 5 mil. Os participantes da uma organização criminosa que levavam os veículos para Jacaraípe recebiam R$ 500,00 por motocicleta.

Segundo o Superintendente de Polícia Regional Norte, delegado Fabrício Lucindo Lima, nos últimos 70 dias, pelo menos 12 motocicletas foram furtadas pelo grupo. “Estamos investigando agora a ação do grupo em outros municípios do Interior do Estado. Até agora, foi apurado que eles sempre agem da mesma forma, um comparsa leva os criminosos para uma cidade do interior, rapidamente furtam as motocicletas e as levam para Jacaraípe, para serem adulteradas”, disse o delegado.

O delegado explica ainda que o suspeito de 45 anos já tem várias passagens na polícia por crimes de furto, roubo, homicídio e estava preso até o mês de agosto de 2022, quando recebeu alvará de soltura e voltou para as ruas para cometer mais crimes. Já o outro envolvido, de 28 anos, responde por homicídio tentado e furto, crimes praticados no Estado de Minas Gerais, além de estelionato e furtos praticados neste Estado.

Os conduzidos foram encaminhados para o Presídio Regional de Linhares (PRL), onde permanecerão à disposição da Justiça. O adolescente apreendido foi reintegrado à família, após procedimentos de praxe.

Texto: Adriana Nascimento Amaral Policial Civil - Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).

Comunicação Interna – (27) 3137-9024

Olga Samara / Marcelo Rosa