18/03/2021 19h02 - Atualizado em 18/03/2021 21h21

Operação conjunta resulta em 16 detenções em Bom Jesus do Norte

Nas primeiras horas dessa quinta-feira (18), moradores da cidade de Bom Jesus do Norte, no sul do Estado, notaram a intensa presença policial em diversos bairros. Era uma operação conjunta, deflagrada pelas polícias Civil e Militar, com o objetivo de cumprir 16 mandados de prisão e de busca e apreensão de indivíduos ligados ao tráfico de drogas local. O resultado foi: 10 indivíduos presos em cumprimento de mandado de prisão, cinco pessoas presas em flagrante, um adolescente apreendido por ordem de internação, além de armas, entorpecentes e dinheiro apreendidos.

Ao todo, 85 policiais, sendo 39 civis e 46 militares, participaram das diligências. A operação reuniu equipes das Delegacias de Polícia de Bom Jesus do Norte e de São José do Calçado, das Delegacias Regionais de Alegre e Cachoeiro de Itapemirim e da Polícia Militar.

“Os mandados que cumprimos nessa quinta são fruto de uma investigação minuciosa relacionada ao tráfico de drogas no extremo sul do Espírito Santo. Sabemos que o tráfico é o principal motivo para o cometimento de homicídios no Estado e Bom Jesus do Norte tem alcançado importantes resultados, sendo que este ano não houve registro de homicídio na cidade. Estamos trabalhando para que o município continue nesta trajetória”, afirmou o titular da Delegacia Regional de Alegre, delegado Ricarte Teixeira.

Prisões
Ao todo, 16 pessoas foram detidas, entre maiores e menores de idade. No Loteamento Silvana, um adolescente de 16 anos foi apreendido. Contra ele havia uma ordem de internação de menor infrator, por cometimento de ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas. Na casa dele, os policiais encontraram drogas, material de embalo e dinheiro. Ainda no mesmo loteamento, outros quatro suspeitos foram presos, todos em cumprimento de mandado de prisão, por crimes relacionados ao tráfico de drogas.

Ao mesmo tempo, outra equipe realizava incursões no bairro Belvedere, na localidade conhecida como Morro da Tita, onde um indivíduo de 20 anos foi preso. Contra ele havia um mandado de prisão em aberto pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. As equipes também cumpriram mandados de prisão nos bairros Centro, São João, São Sebastião, entre outros. Outras cinco pessoas foram presas em flagrante, por crimes como porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas.

“As investigações se iniciaram em setembro de 2019 e concluídas em novembro de 2020, período em que vários suspeitos foram presos em flagrante e drogas foram apreendidas. Os indivíduos presos nesta operação integravam um grupo que vinha ameaçando moradores da cidade, expulsando traficantes rivais com emprego de arma de fogo e agredindo fisicamente que contrariasse seus interesses. Essas são prisões importantes, que vão trazer tranquilidade aos moradores de Bom Jesus do Norte”, afirmou o titular da DP de Bom Jesus do Norte, delegado Sandro Zanon.

Texto:  Camila Ferreira

Atendimento à Imprensa: