Governo do Estado do Espírito Santo
13/07/2023 16h26 - Atualizado em 20/07/2023 11h21

Operação da Força Tarefa Norte combate furto de madeira e produção ilegal de carvão no Norte do Estado

Policiais civis que compõem a Força Tarefa Norte, coordenada pela Subsecretaria de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SEI/Sesp), prenderam quatro pessoas suspeitas de furtarem madeira na área da empresa Suzano, em Conceição da Barra, na noite desta quinta-feira (12).

A ação dessa quarta-feira (12) foi resultante de uma denúncia recebida pelos policiais. A equipe de vigilância da empresa acionou a Polícia ao constatar que estava ocorrendo um furto de madeira de eucalipto e os quatro suspeitos estavam a bordo de um veículo. As equipes se dirigiram ao local e se depararam com o carro dos suspeitos, que já estava sendo acompanhado pela equipe de vigilância.

Os policiais realizaram a abordagem e, no porta-malas do carro, encontraram dois galões de gasolina e duas motosserras com o motor ainda quente. A equipe da Força Tarefa seguiu até as pilhas de madeiras de eucaliptos e constataram que vários metros cúbicos de eucalipto já tinham sido subtraídos e outro montante de madeira já estava serrado, também para ser subtraído.

Os detidos foram conduzidos à Delegacia Regional de São Mateus e autuados em flagrante pelo crime de furto qualificado, sendo encaminhados ao sistema prisional.

Na manhã desta quinta-feira (13), a Força Tarefa, reunindo equipes da Polícia Civil, Polícia Militar Ambiental e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) realizou diligências na Comunidade Roda D'água, também em Conceição da Barra.

A equipe conjunta encontrou uma carvoaria clandestina, que foi embargada. No local, foram apreendidas 04 toneladas de carvão produzido de forma irregular. O estabelecimento recebeu duas multas por funcionar sem licença ambiental e sem registro no órgão competente. O responsável fugiu do local, mas foi identificado e será lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por atuar sem licença.

Texto: Camila Ferreira

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Marcelo Rosa
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard