05/08/2022 15h02 - Atualizado em 13/12/2022 13h37

Operação Sicário III: Polícia Civil prende suspeitos de envolvimento com grupo criminoso do Morro da Garrafa em Vitória

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) deflagrou, nesta sexta-feira (05), a Operação Sicário III, que cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica. A Operação Sicário tem como objetivo desarticular organizações criminosas que atuam no tráfico de drogas e promovem ataques com o objetivo de eliminar rivais. Nesta terceira fase, as investigações têm como foco a organização que atua no Morro da Garrafa, em Vitória.

Durante a operação, nove pessoas com mandados de prisão em aberto foram detidas, sendo apreendidos R$ 15,1 mil em espécie, 310 pinos de cocaína e 490 gramas da mesma substância. Detalhes da ação foram divulgados em entrevista coletiva na Chefatura de Polícia Civil, em Vitória.

O titular do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoas (DHPP), delegado Romualdo Gianordoli Neto, informou que as investigações foram realizadas pelo Centro de Inteligência de Análise Telemática (Ciat), da Polícia Civil. “A investigação foi específica para a facção que domina o Morro da Garrafa, em Vitória. Mandados de prisão também foram cumpridos, no bairro Novo Horizonte, na Serra. As investigações apontaram que a localidade tem ligação com o Morro da Garrafa, em Vitória”, explicou.

Segundo o responsável pela investigação, no Morro da Garrafa, em Vitória, foi preso um homem de 25 anos, a principal liderança do tráfico de drogas da região. O investigado foi surpreendido pelos policiais e tentou fugir pulando um muro. Ao tentar escapar, fraturou os dois tornozelos e foi socorrido. Com ele, alguns gerentes do tráfico de drogas também foram detidos. O segundo a ser detido foi um homem que fornecia armas para a facção criminosa. Ele foi preso em Cariacica.

A ação reuniu cerca de 130 agentes de segurança pública da Polícia Civil do Espírito Santo, da Gerência de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), da Diretoria de Operações Táticas (DOT), da Secretaria da Justiça (Sejus)e do Núcleo de Operações Táticas e Transporte Aéreo (Notaer).

Resultados

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Márcio Celante, ressaltou que, na primeira fase da Operação Sicário, em novembro de 2021, as investigações focaram no grupo criminoso que emergiu no ano de 2010, no Bairro da Penha, em Vitória, e resultaram na prisão de 24 suspeitos. A segunda fase foi encerrada em março deste ano, resultando na prisão de 35 indivíduos que fazem parte de outra organização criminosa, originária da região de Itararé, também em Vitória.  No total, 80 pessoas foram detidas, na deflagração das três operações.

“Essa operação é importante para desarticular essas organizações criminosas, principalmente com as efetivações das prisões, e para diminuir os índices de homicídios, pois 80% das investigações são oriundas do tráfico de drogas”, informou o titular da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vitória, delegado Marcelo Cavalcanti.

Texto: Brenda Corti, estagiária da Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi)

Atendimento à Imprensa:
Matheus Zardini / Camila Ferreira