Governo do Estado do Espírito Santo
23/11/2020 17h12 - Atualizado em 04/01/2021 18h02

Operação SVU prende 34 homens com mandados de prisão por crimes sexuais

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Superintendência de Polícia Interestadual e Captura (Supic), realizou, desde o início do mês de outubro, a Operação SVU, que concentrou esforços para prender suspeitos de cometer crimes sexuais, com mandados de prisão em aberto.

“Quando falamos em crime de estupro, pensamos muito nas vítimas, mas é necessário que se prendam as pessoas que praticam esses crimes. A partir do momento em que a Polícia Civil mostra para a sociedade que está trabalhando e prendendo esses estupradores, estamos mostrando que não aceitamos a impunidade. Queremos, com isso, que outras vítimas se manifestem. Podem utilizar o canal do Disque Denúncia 181 e podem procurar nossas delegacias”, explicou o delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda.

As diligências foram realizadas de forma sigilosa, após levantamentos da equipe da Supic. Todos os indivíduos detidos tinham mandados de prisão em aberto, seja de prisão temporária, preventiva ou por condenação. O trabalho resultou na prisão de 34 homens, acusados de crimes, como estupro, estupro de vulnerável e estupro em segunda modalidade, tipificação que passou a existir no Código Penal em 2009, substituindo o extinto crime de atentado ao pudor.

“É um número muito expressivo para a nossa unidade, porque representa uma prisão por dia útil somente na nossa unidade, prendendo estupradores. O delegado-geral já nos deu a orientação de expandir essa operação, a exemplo de outras operações exitosas que a Polícia Civil fez no ano de 2020, e nós vamos ampliar agora para o interior do Estado”, afirmou o titular da Supic, delegado Júlio Cesar.

Durante o mês de outubro, foram realizadas 21 prisões no bojo da Operação SVU, sendo uma por crime de estupro, nove por estupro em segunda modalidade e 11 por estupro de vulnerável. Entre os dias 1º e 23 de novembro, foram realizadas mais 13 prisões, sendo três por estupro, dois por estupro em segunda modalidade e oito por estupro de vulnerável. Cerca de 60% dos mandados de prisão eram de condenação, ou seja, de homens que já foram julgados e condenados por crimes sexuais. O preso mais jovem tem 18 anos e, o mais velho, 85.  

“Nossa intenção aqui é alertar que o criminoso pode estar muito próximo a nós, no seio da nossa família, sendo pessoas que a gente nem desconfia. Dentre esses presos, há servidores públicos, missionários de igreja, trabalhadores em geral, que não cometem o crime no dia a dia. Nosso outro alerta é para os pretensos criminosos: nós não deixaremos nada impune. Iremos atrás e vamos levá-los à cadeia”, declarou o adjunto da Supic, delegado Marcos Aurelio Ferreira Oliveira.

Operação SVU

O nome da Operação foi inspirado no trabalho das divisões especializadas em crimes sexuais existentes em alguns departamentos de polícia norte-americanos, denominados Special Victims Unit (SVU) ou Unidade de Vítimas Especiais, em português. Este trabalho é retratado na série televisiva Law&Order. Outras etapas da operação SVU estão previstas.

Texto: Camila Ferreira

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna - (27) 3137-9024

imprensa.pc@pc.es.gov.br

 

Atendimento à Imprensa:

Olga Samara/ Camila Ferreira
(27) 3636-1536/ (27) 99846-1111/ (27) 3636-9928 / (27) 99297-8693

comunicapces@gmail.com

 

 

Tópicos:
SVU, Operações2020
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard