01/07/2020 15h11 - Atualizado em 01/07/2020 15h15

Papo de Responsa retorna as atividades na modalidade on-line para escolas de Cariacica

Com o objetivo de dar continuidade às suas atividades, o projeto “Papo de Responsa” agora também está na modalidade on-line. Duas das quatro reuniões que contemplam a nova metodologia ocorreram na última quarta-feira (24) e sexta-feira (26) e contou com a participação de 53 profissionais da educação, entre eles diretores, pedagogos e professores das seis unidades de ensino que integram a Secretaria Municipal de Educação de Cariacica e adotaram o novo método.

A nova metodologia foi construída a partir da troca de experiências com a Polícia Civil do Rio de Janeiro, pioneira do projeto, e com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, instituições que já adotaram a metodologia on-line. “Essa inovação surge no sentido de prosseguir com o diálogo entre a Educação e a Polícia Civil, para debaterem juntas as questões ligadas à vulnerabilidade juvenil, como bullying, banalização da violência e tráfico de drogas”, informou o diretor da Academia de Polícia (Acadepol), delegado Joel Lyrio.

Segundo a policial civil Danielle Leonel, uma das integrantes da equipe do Papo de Responsa, o principal objetivo do projeto neste momento é criar a empatia com os alunos pela modalidade on-line. “Ao mesmo tempo em que o on-line nos aproxima, ele nos afasta, por isso o grande desafio é impactar, com empatia, esses jovens para que esse papo seja real e diferencial”, revelou.

Por outro lado, ela elenca que a nova modalidade também vem acompanhada do grande desafio que é a falta de acessibilidade à internet, o que afeta muitos estudantes. “Em conjunto com a Secretaria de Educação de Cariacica, nós buscaremos alcançar o maior número de alunos possível e dar continuidade a esse trabalho tão importante com a juventude capixaba”, disse a policial civil.

Ambos acreditam que essa nova maneira de executar o projeto possa motivar os alunos a continuar estudando. “Mesmo nesse período da pandemia, no qual tudo pode parecer desmotivador, nós acreditamos que esse novo formato vai ajudar os alunos a continuarem estudando. A ideia é expandir esse alcance para escolas do interior do Estado”, destacou Danielle Leonel.

Texto: Fernanda Pontes

Comunicação Interna - (27) 3137-9024