11/12/2018 17h20

PC desarticula organização criminosa suspeita de gerar prejuízo milionário a empresas no ES

A equipe da Divisão de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) desarticulou, nessa terça-feira (11), uma organização criminosa suspeita de causar prejuízos milionários no Estado. Os policiais cumpriram dez mandados judiciais de buscas e apreensões em escritórios de despachantes e fabricantes de placas veiculares nos municípios de Vitória, Vila Velha e Guarapari.

“Os integrantes dessa organização criminosa montaram um esquema de adulteração de sinais identificadores, falsificação de documentos públicos e reinserção de veículos clonados no mercado do Espírito Santo”, explicou o responsável pela operação, delegado Ricardo Toledo.

O delegado disse ainda que essa organização criminosa causou um prejuízo milionário a empresas, a particulares e ao Estado. “A investigação durou cerca de dez meses. Fizemos um levantamento das adulterações que eram feitas nos veículos apreendidos pelas forças de segurança do nosso Estado. Conseguimos identificar uma das células da cadeia envolvendo despachantes e fabricantes de placas automotoras que atuavam na receptação e adulteração veicular em nosso Estado. A partir disso, montamos a nossa operação”, disse.

Durante a ação, os policiais também estiveram em quatro escritórios de despachantes, localizados em Vitória e Vila Velha, e três fábricas de placas em Vitória, Vila Velha e Guarapari. “Como eles fazem parte da organização criminosa, pois forneciam dados para os criminosos, nós pedimos à Justiça que decretasse a suspensão das atividades comerciais deles. As investigações continuam até que todos os envolvidos sejam identificados e presos”, concluiu Ricardo Toledo.

Agente de Polícia Fernanda Pontes

Texto: Fernanda Pontes