Governo do Estado do Espírito Santo
04/09/2018 17h35

PC prende membros de organização criminosa que usava moradores de rua em golpes

A equipe da Delegacia Especializada de Crimes de Defraudações e Falsificações (Defa) prendeu em flagrante, nesta terça-feira (04), dois suspeitos de uma organização criminosa que estaria aliciando pessoas em situação de risco para atuarem em golpes financeiros.  M.A.P., de 55 anos, e L.E.R., de 53 anos, foram detidos no bairro Campo Grande, em Cariacica.

De acordo com a titular da Defa, delegada Rhaiana Bremenkamp, os alvos dessa organização criminosa eram moradores de rua e dependentes químicos. “Eles foram presos no momento em que solicitavam empréstimos bancários usando documentos falsos. A prisão deles foi possível depois que um lojista denunciou que, em seu estabelecimento, havia uma pessoa tentando comprar uma motocicleta com documentos falsos. Ele nos disse que esse indivíduo iria tentar realizar um empréstimo em determinado banco.Eles estavam de posse de vários documentos falsificados, como carteira de identidade, por exemplo”, contou Bremenkamp.

A delegada disse ainda que, durante depoimento, M.A.P. confessou ser morador de rua e afirmou ter sido abordado por L.E.R. há 15 dias. “Nós começamos a cruzar informações e descobrimos que o perfil deste caso batia com o de outros inquéritos que estavam sob investigação”, explicou Bremenkamp. 

O crime

Segundo a delegada, L.E.R. era quem aliciava essas pessoas em situação de risco. “O detido escolhia e prometia uma pequena quantia do que receberiam, sendo que ele ficava com a maior parte do empréstimo. Para aplicar o golpe, o suspeito levava as vítimas até as agências bancárias e ficava do lado de fora esperando, portanto só elas eram filmadas, e por isso, não tínhamos imagens do verdadeiro golpista”, explicou Rhaiana Bremenkamp.

A delegada afirma que as investigações terão continuidade a fim de identificar outras pessoas que possam estar envolvidas no esquema criminoso.

Os suspeitos foram indiciados por estelionato e associação criminosa. Ambos foram encaminhados ao Centro de Triagem de Viana (CTV).

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna - (27) 3137-9024

Agente de Polícia Fernanda Pontes

imprensa.pc@pc.es.gov.br

Texto: Fernanda Pontes

 

Atendimento à Imprensa

Paula Lima: (27) 3636-1536 / 99846-1111

Leidy Mendonça: (27) 3636-9928 / 99607-2978

comunicapces@gmail.com

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard