Policiais civis do Espírito Santo realizaram, na manhã dessa quarta-feira (31), a 2ª fase da operação intitulada ‘Contaminação’, com foco em cumprimento de 18 mandados de busca e apreensão e prisão no bairro Aviso, em Linhares. A operação visa combater o tráfico de drogas e a prisão de homicidas. Durante a ação, foram detidas 12 pessoas e apreendidas drogas, munições, arma, além de dinheiro.
Os alvos também foram presos na tarde dessa terça-feira (30), no município de Sooretama e no bairro Residencial Rio Doce, em Linhares.
Ao todo, cerca de 22 policiais de diversas unidades da Superintendência Regional Norte (SPRN), da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), com apoio do K9 da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), participaram da ação.
O chefe da 16ª Delegacia Regional de Linhares, delegado Fabrício Lucindo, comandou a ação, e informou que o primeiro detido, um homem de 27 anos, foi abordado em Sooretama. Contra ele havia um mandado de prisão em aberto por descumprimento de medida protetiva.
“Ele tentou dar um nome falso no momento da abordagem e também havia destruído a tornozeleira eletrônica. Então, além do cumprimento do mandado, ele foi autuado, em flagrante, por dano ao patrimônio público e falsidade ideológica e, posteriormente, encaminhado ao presidio”, disse.
Ainda na tarde dessa terça-feira (30), no município de Linhares, a equipe prendeu quatro indivíduos, de 25, 23, 19 e 39 anos, que teriam roubado, nessa segunda-feira (29), uma propriedade rural, de um casal de idosos, na região de Humaitá, Linhares.
Na noite da última segunda-feira (29), policiais militares foram acionados para atender à ocorrência. A equipe foi ao local e um homem relatou que ele e a esposa estavam se preparando para dormir quando quatro indivíduos arrombaram a porta da sala e três suspeitos entraram na casa. O quarto ficou do lado de fora. O morador disse que a todo momento os indivíduos perguntavam onde estava o dinheiro e a arma, porém a vítima disse que não tinha dinheiro na residência e foi amordaçado com fita. Os suspeitos vasculharam a casa e na fuga levaram uma caminhonete, duas televisões, uma carteira e R$ 1 mil em espécie. Após o crime, eles fugiram e não foram localizados.
De acordo com o delegado Fabrício Lucindo, depois de várias diligências investigativas e levantamentos do serviço de inteligência da 16ª Delegacia Regional de Linhares, os indivíduos foram detidos no bairro Residencial Rio Doce, em Linhares.
Os quatro foram autuados em flagrante por roubo e encaminhados à Penitenciária Regional de Linhares. A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) continua em diligências para encontrar o veículo e os pertences roubados das vítimas.
Já na madrugada dessa quarta-feira (31), dando continuidade à operação policiais civis, com apoio do K9 da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), cumpriram nove mandados de busca na região do "cavaco", no bairro Aviso, em Linhares.
Após minuciosa busca no local, a equipe encontrou no quarto de um adolescente de 16 anos, três pedaços e farelos de cocaína, cinco pedaços de cocaína de tamanho maior e embalado dentro de sacolas, cinco buchas de maconha, duas pedras de crack, um rádio comunicador, um celular, R$ 260 em espécie e duas balanças de precisão.
Neste local, a equipe prendeu outras cinco pessoas, entre elas, uma mulher. Um dos detidos estava na posse de um revólver calibre 38. Em seguida, os policiais civis seguiram para o bairro Nova Esperança e Jocafe, onde cumpriram cinco mandados de busca e apreensão e cumpriram um mandado de prisão.
1ª fase
A primeira fase da operação ‘Contaminação’ foi realizada no dia 25 de maio, no município de Conceição da Barra. Durante a ação, foram detidas seis pessoas e apreendidas armas, drogas e munições, além de dinheiro.
Na ocasião também foram apreendidas três câmeras de monitoramento e uma central de monitoramento.
O superintendente de Polícia Regional Norte, delegado Fabrício Dutra, destacou durante a 1ª fase, que o Centro de Inteligência e Análise Telemática (CIAT) Norte, da Polícia Civil, tem utilizado a tecnologia para desarticular o tráfico de drogas na região.
“Eles têm utilizado a tecnologia, mas nós também. Temos no norte do Estado o Centro de Inteligência e Análise Telemática, o CIAT Norte, que emprega toda uma tecnologia de investigação que obteve êxito este ano com nove prisões extremamente qualificadas de homicidas”, ressaltou o delegado.
Ele destacou que o objetivo da Polícia Civil é seguir combatendo o tráfico de drogas, com operações mais frequentes.
Operação Contaminação: O nome faz referência ao tráfico de drogas que atua na região “contaminando” a cidade pelo crime.
Texto: Olga Samara Gomes
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Marcelo Rosa
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com