26/07/2024 09h56

PCES deflagra Operação ‘Ponto de Pressão’ na região Sul

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Polícia (DP) de Muniz Freire e da Delegacia Regional de Cachoeiro de Itapemirim, deflagrou, na última quarta-feira (17), a Operação “Ponto de Pressão”. O objetivo foi dar cumprimento a medidas cautelares de internação provisória de menor infrator, juntamente com mandados de busca e apreensão.

Durante a ação, dois adolescentes de 15 anos foram apreendidos pelo ato infracional análogo aos crimes de tráfico de drogas. As apreensões ocorreram no município de Cachoeiro de Itapemirim.

A ação também contou com o apoio do Centro de Inteligência e Análise Telemática (CIAT) Sul, do Departamento Especializado de Narcóticos (Denarc) de Cachoeiro de Itapemirim e da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Cachoeiro de Itapemirim. A DP de Muniz Freire já vinha investigando uma organização criminosa voltada para a prática do tráfico de drogas. Segundo investigações, a organização era composta por maiores e menores de idade, e chefiada por um indivíduo de apenas 15 anos.

“A participação do Ministério Público foi célere e de suma importância para a captura dos menores, pois rapidamente ofertou a representação. Também registro que o apoio da Delegacia Regional de Cachoeiro, por intermédio do CIAT, DHPP e Denarc, também foi de suma importância para o êxito da operação”, ressaltou o titular da Delegacia de Polícia (DP) de Muniz Freire, delegado Hélio Flávio Martins.

“Embora os alvos tenham apenas 15 anos, eles eram os responsáveis pela remessa de drogas para Muniz Freire, tráfico de entorpecentes, dominação de território e a cobrança de dívidas do tráfico. Ao todo, contabilizamos sete integrantes da organização”, complementou o delegado.

Ao iniciar a diligência, a equipe policial se deslocou ao bairro Boa Vista, local de residência do primeiro adolescente, com o intuito de dar cumprimento ao mandado de busca e apreensão. Porém, ao chegar no local, o menor não foi encontrado. Segundo duas testemunhas, o adolescente estaria na casa da namorada, no bairro Rui Pinto Bandeira.

Após a informação, a equipe se dirigiu ao novo endereço, sendo possível localizar o menor escondido entre o portão e o muro da casa. O adolescente foi apreendido no local. O aparelho celular do menor também foi apreendido. Em seguida, a equipe se deslocou para o endereço do segundo adolescente, no bairro Recanto. O menor de 15 anos era o responsável pela chefia do tráfico de drogas. No local, os policiais não foram atendidos pelo menor, sendo necessário arrombar a porta.

O adolescente foi localizado e apreendido. Um aparelho celular foi apreendido. Foram encontradas e apreendidas 80 buchas de maconha, além de três pedaços maiores de maconha, uma porção de maconha, 47 papelotes de cocaína, nove porções maiores de cocaína, duas pedras de crack, além de oito munições intactas de calibre 9 milímetros, um coldre de cintura, um rádio comunicador, dois carregadores de rádio, uma balança de precisão e material de embalo de entorpecentes.

O adolescente foi autuado por ato infracional análogo aos crimes de tráfico de entorpecentes e posse irregular de munição de calibre restrito. Os detidos foram apreendidos e conduzidos ao Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases).

Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Olga Samara / Matheus Foletto