Governo do Estado do Espírito Santo
25/03/2021 20h01 - Atualizado em 25/03/2021 20h11

PCES e PM prendem suspeitos de tentativa de latrocínio contra policial militar

Uma ação conjunta e ágil, realizada pela Polícia Civil e Polícia Militar, resultou na prisão de dois suspeitos de serem os autores de uma tentativa de latrocínio contra um policial militar de folga. O crime ocorreu no bairro Argolas, em Vila Velha, na manhã dessa quarta-feira (24) e as prisões, em Cariacica, menos de 24 horas após o crime. O primeiro suspeito foi preso pela Polícia Civil, na madrugada desta quinta-feira (25), e o segundo foi localizado horas depois pela Polícia Militar.

“A ação integrada entre a Polícia Civil e a Polícia Militar proporcionou prender os dois elementos em menos de 24 horas. É uma resposta rápida e necessária, pois nós não pactuamos com a impunidade e agora eles estão presos. A informação que temos é que eles viviam da prática do crime de roubo, então, a retirada desses dois elementos da rua vai impactar na diminuição do crime de roubo na região da Grande Vitória”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda.

A investigação sobre o crime teve início logo após o fato. O policial, que estava de folga, foi abordado por um indivíduo em uma moto branca, por volta das 07 horas  dessa quarta-feira. O suspeito anunciou o assalto, entrou em luta corporal e efetuou dois disparos contra o militar, que reagiu. Apesar da reação, o indivíduo conseguiu roubar a arma do policial e fugiu.

“Esse criminoso tentou contra a vida de um policial militar. Quando isso ocorre, o atentado não é apenas contra a vida de uma pessoa, mas contra a vida de um agente protetor da sociedade e, numa análise mais ampla, um cidadão de bem, quando é vítima de uma situação dessa natureza, o Estado, o Poder Público, não vai medir esforços e vai usar o aparato necessário para prender esses criminosos. E foi o que aconteceu”, relatou o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Chisté.

Ação conjunta

A elucidação do crime foi um trabalho conjunto desenvolvido pelas polícias Civil e Militar. Cerca de três horas após a tentativa de latrocínio, policiais militares conseguiram localizar a motocicleta usada no crime. Ela foi deixada pelo suspeito em uma oficina mecânica, no bairro Porto de Cariacica.

Ao mesmo tempo, equipes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), realizavam levantamentos já tinham indicativos de quem seria o autor do disparo. Buscas ininterruptas foram realizadas em Cariacica e em Santa Leopoldina, onde havia indícios de que ele estaria escondido. O suspeito de 23 anos acabou sendo encontrado e preso na madrugada dessa quinta-feira (25), em Porto Belo I, Cariacica. No mesmo local, os policiais recuperaram a pistola subtraída do policial.

“Esse indivíduo tem passagens por roubo. A nossa unidade especializada em roubos a transportes coletivos o identificou como um dos autores de vários roubos a ônibus, e outros setores do Departamento o identificaram como um indivíduo autor de roubos em via pública. Inclusive, ele estava na posse de um celular com restrição de roubo”, afirmou o titular da Delegacia de Segurança patrimonial, delegado Gianno Trindade.

As investigações também apontaram que o detido não agiu sozinho. O comparsa dele de 24 anos acabou preso horas depois. “A partir da prisão desse primeiro suspeito, nós conseguimos, juntamente com a Polícia Militar, prender o segundo suspeito. Ele é envolvido em diversos crimes patrimoniais, inclusive roubos a transportes coletivos. A participação dele nesse crime, especificamente, seria de receber os objetos roubados e fornecer a arma e a moto usadas no crime”, explicou o titular do Deic, delegado Gabriel Monteiro.

Os dois detidos foram autuados em flagrante por roubo duplamente majorado e tentativa de latrocínio, e o mais jovem também responderá por posse de arma de fogo. Ambos foram encaminhados ao Centro de Triagem de Viana. 

Texto: Camila Ferreira

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna - (27) 3137-9024

imprensa.pc@pc.es.gov.br

 

 Atendimento à Imprensa

Olga Samara/ Camila Ferreira

(27) 3636-1536/ (27) 99846-1111/

(27) 3636-9928 / (27) 99297-8693

comunicapces@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard